06/07/2015 09h46 - Atualizado em 16/03/2016 16h31

Internas de Cachoeiro de Itapemirim expõem talento na quarta edição de desfile de moda

Pelo quarto ano consecutivo, um grupo de mulheres que cumpre pena no Centro Prisional Feminino de Cachoeiro de Itapemirim (CPFCI) esbanjou talento em mais uma edição do desfile de moda realizado na unidade prisional. Na sexta-feira (03), 14 detentas mostraram, na passarela, roupas e acessórios confeccionados por elas, em uma fábrica que funciona dentro da unidade prisional.

Durante o desfile, duas internas entraram na passarela com trajes típicos juninos. Logo após, doze mulheres desfilaram os modelos e acessórios que elas mesmas confeccionaram. Além disso, três internas apresentaram uma animada coreografia. Ao final, foram entregues aos familiares e servidores da unidade prisional lembranças feitas por elas, compostas por caixas decoradas e porta-trecos.

"O desfile é uma forma de promover a autoestima e o bem estar das internas, fazendo com que elas se sintam plenamente envolvidas no processo de reinserção social", explicou a gerente de Educação e Trabalho da Sejus, Regiane Kieper do Nascimento.

Para uma das internas, ajudar a confeccionar as roupas foi importante para todas as que participaram do desfile. "Foi um grande desafio para mim e para as outras meninas, com certeza. Eu sempre participei dos desfiles anteriores, mas nunca havia costurado nenhuma peça de roupa. Mesmo com bastante nervosismo, superei as minhas limitações e fiquei emocionada ao ter visto na passarela o primeiro vestido que ajudei a preparar", contou.

Já a diretora da unidade prisional, Leida Maria Ayres, acredita que o desfile foi uma forma de demonstrar a dedicação das internas. "A cada desfile é um aprendizado a mais que elas adquirem. Percebemos que elas fazem tudo com o coração e colocam todo o amor em cada peça produzida. E elas fazem isso para mostrar à sociedade que realmente podem mudar", acrescentou.

O evento contou com a presença da gerente de Educação e Trabalho da Sejus, Regiane Kieper do Nascimento, da subgerente Karina Amaral, do promotor da 2ª Vara Criminal de Cachoeiro de Itapemirim, Jeferson Ribeiro Gonzaga, do superintendente de Polícia Regional Sul, Paulo Rogério Silva de Souza, além de diretores das unidades prisionais e servidores da Sejus.

Representantes da Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, da Assembleia Legislativa, da Pastoral Carcerária, da Fundação Espírita de Cachoeiro de Itapemirim e da comunidade, além de familiares das internas, também marcaram presença no evento.

Preparação

Para produzir as peças, as internas contaram com o apoio da fábrica de calçados Pimpolho. Além de ceder o espaço e o maquinário para a produção das roupas, a empresa também ajudou doando tecidos. Os grupos religiosos que prestam assistência na unidade também doaram tecidos.

As internas que participaram do desfile receberam cuidados no visual por parte dos alunos e professores do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), com serviços de manicure e cabeleireiro.

Além disso, a 'Mistic Models', empresa especializada em produção de moda também auxiliou na organização do desfile, preparando as modelos para a passarela, e, ainda, auxiliando na decoração e na organização, assim como nas três edições anteriores do desfile.

rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Aline Pagotto