17/11/2014 09h00 - Atualizado em 18/03/2016 15h29

Internas de Cachoeiro de Itapemirim participam de atividades culturais

Noventa e três internas do Centro Prisional Feminino de Cachoeiro de Itapemirim (CPFCI) encerraram o projeto "Carmen Miranda – Múltiplos Olhares" com apresentações no último dia 07 (sexta-feira). O projeto, que teve início no mês de agosto, foi idealizado pelos professores Pâmela da Cunha Almeida e Renan Tognere, com o intuito de promover a cultura popular brasileira.

Entre os meses de agosto e outubro, as internas trabalharam em sala de aula a cultura popular e a cantora Carmen Miranda foi a escolhida para ser trabalhada como tema em sala de aula. A artista, que contribuiu para que o Brasil fosse conhecido mundialmente, também deixou seu marco na música, no cinema e na moda.

No encerramento do projeto, as internas participaram de apresentações musicais e os trabalhos realizados em sala de aula foram expostos. A apresentação de encerramento também contou com a participação do cantor Fábio Coelho Marins, que interpretou músicas de Carmen Miranda.

As internas de 1ª a 8ª série do ensino fundamental confeccionaram roupas inspiradas nas vestimentas da cantora para bonecas, realizaram pinturas em quadros e apresentaram danças da música "Taí" e um teatro baseado na canção "Mamãe eu quero".

Já as internas do 1º ao 3º ano do ensino médio confeccionaram turbantes e trajes inspirados no estilo de Carmen Miranda e, para apresentar as peças, elas fizeram um desfile. Além disso, as internas apresentaram um musical baseado na canção "Disseram que eu voltei americanizada" e uma dança da música "Chica chica boom chic".

Para a diretora da unidade, Leida Maria Ayres, o projeto também proporciona um momento de coletividade. "As alunas aprendem que a ressocialização acontece quando se percebe a valorização e respeito do outro, ou seja, o sujeito se torna responsável por aquilo que constrói", conclui.



Assessoria de Comunicação – Sejus
Rosana Figueiredo
(27) 3636-5732
imprensa@sejus.es.gov.br
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br
Twitter: @SejusES
Texto: Maria Luiza Sancio

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard