08/05/2014 14h00 - Atualizado em 02/03/2016 14h55

Internas de Cachoeiro de Itapemirim realizam curso de produção de conservas de vegetais

Dezoito internas do Centro Prisional Feminino de Cachoeiro de Itapemirim (CPFCI) concluíram o curso de qualificação profissional de Produtor de Conservas de Vegetais, na unidade prisional. O curso é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
 
O curso foi concluído com uma carga horária de 32 horas e foi ministrado pela nutricionista Elaine Matosinhos, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A capacitação foi supervisionada pela pedagoga da unidade, Cleidiane Amorim Coli.
  
O curso foi realizado com o objetivo de dar às internas a oportunidade de aprendizagem na área de empreendedorismo rural e qualificação profissional para o mercado de trabalho, após a conclusão do processo de cumprimento de pena.
 
Durante o curso, que contou com aulas teóricas e práticas, as internas aprenderam a conservar e higienizar alimentos, esterilizar os materiais utilizados nas conservas, além de confeccionar etiquetas fornecendo dados do alimento ao consumidor. Foram produzidos diferentes tipos de conservas de vegetais, além de doces e geleias de frutas.
 
Para a diretora da unidade, Leida Maria Ayres, os cursos profissionalizantes são primordiais no processo de cumprimento de pena. "Os cursos desenvolvidos na unidade tem como objetivo aperfeiçoar o conhecimento profissional das internas, desenvolvendo suas habilidades e competências, podendo assim, futuramente inclui-las no mercado de trabalho", completou.

Estudar reduz a pena

Todos os internos matriculados nos cursos de qualificação profissional têm direito ao benefício da remição da pena. A Lei nº 12.433/11, sancionada em junho, alterou a Lei de Execução Penal para permitir a redução da pena dos presos que estudam. O benefício da remição autoriza a redução de um dia da pena a cada 12 horas de estudo, distribuídas em três dias.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação – Sejus
Rosana Figueiredo
(27) 3636-5732
imprensa@sejus.es.gov.br
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br
Twitter: @SejusES
Texto: Júlia Pavin

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard