16/12/2016 11h59

Internas de Cariacica fazem exames e recebem óculos

As internas da Penitenciária Feminina de Cariacica (PFC) realizaram exames visuais e receberam nesta quarta-feira (14) seus óculos de grau. A doação faz parte da parceria entre o Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria (CBOO) e a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), por meio do projeto Universidade no Cárcere. Foram entregues os óculos a cinquenta e uma internas da unidade.

A iniciativa é um dos principais eixos do Programa Cidadania nos Presídios, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), lançado de forma pioneira no Estado em fevereiro deste ano.

Além da entrega dos óculos, quatro voluntários do Conselho estão realizando exames na unidade para verificar a saúde visual e ocular das detentas até esta sexta-feira (16). A meta é atender a todas as internas da unidade prisional.   

O presidente do CBOO, Ricardo Bretas, explica que será feito um acompanhamento das internas que receberam os óculos, por meio de um questionário que deverá ser preenchido pelos professores que lecionam para as detentas.

“Esse acompanhamento é importante, pois é preciso avaliar se o rendimento dessas pessoas que apresentaram necessidade de correção visual apresentou melhoras após o uso dos óculos, já que nosso objetivo é a reabilitação de todo o sistema visual. Sem a correção, há dificuldades de socialização, de atenção e concentração”, explicou.

Bretas ressalta que, caso alguma das internas examinadas nesta semana precise de correção visual, os voluntários retornarão à unidade em janeiro para a doação de óculos a essas internas. Segundo ele, finalizando o trabalho na unidade de Cariacica, o Conselho irá atender a outros espaços prisionais capixabas.

A diretora da unidade, Mara Lúcia de Paula, conta que na entrega realizada na quarta-feira (14), os voluntários se emocionaram e, em agradecimento à doação recebida, as internas cantaram um louvor para a equipe do CBOO.

Universidade no Cárcere

O projeto Universidade no Cárcere é um dos eixos do Programa Cidadania nos Presídios. No Estado, ele teve início em agosto, com a assinatura de termos de cooperação com a Universidade Federal do Espírito Santo e a Universidade Vila Velha, além do Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria.

A iniciativa prevê uma maior interação entre essas instituições e a Secretaria, com o objetivo de potencializar as ações de reinserção social de detentos e egressos do sistema prisional.

O Espírito Santo foi o primeiro estado do país a implantar o projeto, que prevê a participação de detentos, bem como de egressos e seus familiares, em projetos de extensão e pesquisa realizados pelas instituições de ensino. O Universidade no Cárcere também permitirá a realização de estágios e de residência multiprofissional.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça

Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195/ 98849-9664

 

 

     

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard