19/05/2014 12h00 - Atualizado em 02/03/2016 17h11

Internas de Cariacica participam de ações de Dia das Mães

Para comemorar o Dia das Mães, a Penitenciária Feminina de Cariacica (PFC) preparou uma semana de comemorações. Dentre as ações realizadas, destacam-se palestras e apresentações musicais.
 
Na segunda-feira (12), as internas receberam a visita da cantora Lauriete, que realizou orações e levou mensagens de amor e afeto às internas. A cantora interagiu com as internas, proporcionando momentos de tranquilidade ao cantar músicas evangélicas.
  
Na terça-feira (13), as internas participaram de uma apresentação musical da assistente social e professora de música e teatro, Adalgisa Rosa. Na ocasião, a assistente social também ministrou uma palestra sobre a importância das mães no processo de ressocialização das internas.
 
Já na sexta-feira (16), as internas participaram do projeto "Comemorar", que é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), a Coordenadoria da Infância e da Juventude do Poder Judiciário do Espírito Santo e da Organização Não Governamental (ONG) Jardins Cultivando Vidas.
 
O projeto visa promover a convivência familiar das internas que se encontram na ala materno-infantil da Penitenciária, desenvolvendo atividades que visem o fortalecimento do vínculo de mães encarceradas, seus filhos e os futuros detentores da guarda provisória, após os seis meses de amamentação, quando se inicia o momento do desligamento e entrega de seus bebês aos guardiões para o convívio fora das dependências do presídio.
 
A juíza coordenadora das Varas da Infância e Juventude, Janete Pantaleão, e a juíza da 1ª Vara de Infância e Juventude de Cariacica, Fabrícia Calhau Novaretti ministraram uma palestra informativa sobre a guarda provisória das crianças que se encontram com as mães. As internas tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas, fazer questionamentos e adquirir informações acerca do tema 'custódia de crianças'. A promotora de Justiça representante do Centro de Apoio da Infância e Juventude (CAIJ), Graziella Maria Deprá Bittencourt, também esclareceu às dúvidas das internas.
  
Além da palestra, as internas tiveram uma visita especial dos familiares e ainda participaram da apresentação do coral "Marias", que trabalha em parceria com a ONG Jardins Cultivando Vidas. Durante a apresentação, as integrantes do coral levaram mensagens religiosas e de amor aos presentes. Ao final, as internas participaram de uma oficina de artesanato, no qual aprenderam a confeccionar porta-retratos em madeira MDF para guardar as fotos dos filhos.
 
A juíza coordenadora das Varas da Infância e Juventude, Janete Pantaleão, acredita que a ação é de suma importância para todas as internas que são mães. "A intenção é conscientizá-las e auxiliá-las a identificar o melhor familiar para tornar-se responsável pelo seu filho no período em que ela estiver encarcerada. Além disso, é transmitir toda a atenção que os órgãos de Justiça têm para com as mães e seus filhos", destacou a juíza.
 
"Queremos trazer a elas a segurança de que todos as entidades envolvidas nesse projeto estão comprometidas em apresentar uma solução para o futuro das crianças que estão acautelados na unidade prisional. Além disso, também esperamos estreitar os laços com as equipes técnicas da unidade", frisou a juíza da 1ª Vara de Infância e Juventude de Cariacica, Fabrícia Calhau Novaretti.
 
Segundo a diretora da Penitenciária, Mara Lúcia de Paula, as ações visam a valorizar a figura materna. "Com a semana de atividades do Dia das Mães, pretendemos proporcionar um momento de atenção e valorização às internas, para que elas percebam que, mesmo privadas de liberdade, continuam recebendo carinho e amor de seus filhos e familiares", contou.

 
Informações à Imprensa:
 
Assessoria de Comunicação – Sejus
Rosana Figueiredo
(27) 3636-5732
imprensa@sejus.es.gov.br
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br
Twitter: @SejusES
Texto: Aline Pagotto

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard