20/06/2014 12h01 - Atualizado em 07/03/2016 16h56

Internas de Colatina doam cabelos para confecção de perucas para pacientes com câncer

Cinquenta e quatro internas do Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL) participaram do Projeto ‘Mãos Solidárias’, cujo objetivo é a doação de mechas de cabelos para a confecção de perucas para mulheres que estão em tratamento contra o câncer.

O projeto teve a duração de duas semanas e os cortes das mechas foram realizados na unidade, pelas cabeleireiras voluntárias Flavia Cristina Rucce, Fabiana de Souza Matos, Cleidia da Costa Alecrin, Virginia Elizabeth Olmedo Gomes e Jaciara Moraes.

O objetivo do projeto também foi estimular a reflexão e a mobilização das reeducandas da unidade, a fim de potencializar a ação solidária. Além disso, a ação proporcionou um novo olhar das internas acerca das dificuldades enfrentadas pelas pessoas que estão em tratamento do câncer.

Durante a ação, as internas também participaram de palestras e debates sobre os fatores de risco, prevenção, tratamento e os aspectos relacionados aos impactos emocionais e subjetivos do paciente com essa doença.
 
As palestras foram ministradas por uma equipe formada por enfermeiro, assistente social e psicóloga do Hospital São José, de Colatina, que é referência no tratamento contra o câncer. Além das palestras, as internas ouviram o testemunho de uma voluntária, que contou sua experiência com o tratamento da doença.
 
A psicóloga da unidade Layla Fadini, acredita que o projeto, além de ajudar às pessoas com câncer, potencializa o bem-estar das internas. “Garantimos, com a ação, um ambiente em que foi estimulada a autoestima e a empatia entre as internas. O projeto se tornou uma grande ação, com uma função terapêutica significativa”, afirmou.
 
Já a diretora da unidade, Kátima Sangali Aurich, ressalta que o projeto é significativo para todos os envolvidos. “Com o projeto queremos desconstruir a concepção muitas vezes equivocada da sociedade em relação às pessoas privadas de liberdade. Desta forma, estimamos dar visibilidade às ações positivas que são desenvolvidas nas unidades prisionais, como essa, por exemplo”, contou a diretora.
 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação – Sejus
Rosana Figueiredo
(27) 3636-5732
imprensa@sejus.es.gov.br
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br
Twitter: @SejusES
Texto: Aline Pagotto

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard