15/10/2019 12h12

Internas de São Mateus participam de projeto que ensina a produzir docinhos de festa

Trabalhar por conta própria, oferecendo produtos gostosos, de qualidade e com preço competitivo. Esse é o plano que Ramone Machado, interna da Penitenciária Regional de São Mateus (PRSM), pretende realizar ao sair da unidade prisional.

Enquanto isso, dentro do sistema, ela e outras internas tem a oportunidade de participar de um projeto que fomenta o empreendedorismo no ramo da alimentação. Trata-se do projeto “Doce Esperança”, que teve início nesta segunda-feira (14) e tem a proposta de capacitar as detentas da unidade para a produção de docinhos de festa.

A orientadora da primeira turma é Gisele Fernandes, doceira que atua no município de São Mateus com encomendas e vendas diretas ao consumidor, e também com cursos de capacitação. Para ela, o projeto envolve mais que a doação do seu tempo e o conhecimento, “na verdade, estamos cultivando a esperança”, ressaltou.

No primeiro encontro, 11 internas participaram da capacitação. Elas tiveram a oportunidade de conhecer de uma forma mais profissional o passo a passo para produção e comercialização dos docinhos de festa: ingredientes, medidas, precificação e apresentação foram alguns dos itens trabalhados. As internas puderam colocar na prática o aprendizado, elaborando receitas e recebendo instruções sobre as estratégias de vendas.

A diretora adjunta da unidade, Aline Ozório, agradeceu a parceria com a doceira e com a Pastoral Carcerária do município, que realizou a doação do material a ser utilizado. “Com o apoio da sociedade, temos como trazer novas oportunidades de formação e qualificação para essas internas. Esse é um aprendizado que elas podem colocar em prática ao sair do sistema. A nossa expectativa é promover uma nova turma desse projeto ainda este ano e, no ano que vem, atender todas as custodiadas desta unidade. Além disso, vamos buscar novas parcerias para diversificar o ramo de atuação. O conhecimento adquirido neste projeto certamente poderá auxiliá-las em sua reintegração social após o cumprimento da pena”, explicou Aline.

Informações à imprensa: