20/06/2014 13h00 - Atualizado em 07/03/2016 17h07

Internas de Viana participam de curso de Eletricista Predial

Trinta e sete internas do Centro de Detenção Provisória Feminino de Viana (CDPFV) estão aprendendo uma nova profissão, frequentando um curso profissionalizante de Eletricista Predial. A iniciativa é resultado da parceria entre a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Schneider Electric, empresa especilizada em gestão de energia.
 
O curso de Eletricista Predial será concluído com uma carga horária de 120 horas, e as internas participantes foram divididas em duas turmas, uma no período matutino e outra no período vespertino.
As aulas estão sendo ministradas pela professora Lorena de Castro Maia, engenheira eletricista. Ao fim, as internas participantes receberão certificados de conclusão de curso.
 
A escolha das internas que estão participando do curso seguiu alguns critérios como interesse na área, documentação pessoal em dia, assiduidade nas atividades escolares e bom comportamento. Antes do início das aulas, as internas escolhidas realizaram uma atividade de motivação, ministrada pelo setor de psicologia da unidade.
 
De acordo com a diretora da unidade, Gicélia Aparecida Azevedo, atualmente, muitas mulheres são responsáveis pela manutenção do lar e a busca por uma profissão se torna muito importante. "Nossa meta é continuar oferecendo cursos de qualificação profissional, mesmo para mulheres que ainda não foram sentenciadas, para que elas possam ter uma oportunidade de trabalho quando deixarem o sistema prisional e, assim, se reintegrarem à sociedade", explicou.

Estudar reduz a pena

Todos as internas matriculados nos cursos de qualificação profissional têm direito ao benefício da remição da pena. A Lei nº 12.433/11, sancionada em junho, alterou a Lei de Execução Penal para permitir a redução da pena dos presos que estudam. O benefício da remição autoriza a redução de um dia da pena a cada 12 horas de estudo, distribuídas em três dias.


Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação – Sejus
Rosana Figueiredo
(27) 3636-5732
imprensa@sejus.es.gov.br
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br
Twitter: @SejusES
Texto: Júlia Pavin

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard