22/11/2017 16h44 - Atualizado em 22/11/2017 17h17

Interno de Vila Velha vence concurso de redação da Defensoria Pública da União

O interno Willian Pereira Santos, custodiado na Penitenciária Estadual de Vila Velha I (PEVV I), foi um dos vencedores da etapa estadual do 3º Concurso de Redação promovido pela Defensoria Pública da União. O resultado da disputa foi divulgado na última sexta-feira (17). Willian venceu na categoria “Estudantes Privados de Liberdade”.

Com o tema “Mais Direitos, Menos Grades”, o concurso visa a promover a reflexão sobre a importância da garantia dos direitos para a população brasileira bem como para os privados de liberdade. Em todo o país, a disputa contou com 6.607 redações inscritas, sendo 5.044 de internos do sistema prisional que são estudantes.

O concurso foi dividido em cinco categorias, que contemplaram estudantes da modalidade Educação Jovens e Adultos (EJA); do ensino médio regular, ensino técnico e EJA seriado; alunos que cumprem medida socioeducativa; estudantes em situação de privação de liberdade no sistema prisional brasileiro e pessoas em situação de privação de liberdade que cumprem pena em presídios federais.

No Espírito Santo, 682 detentos, de 17 unidades prisionais, tiveram redações inscritas na disputa. O campeão estadual entre os estudantes privados de liberdade foi o aluno do 1º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cora Coralina. Willian Pereira Santos contou que se inscreveu no concurso com o incentivo dos professores e pedagogos que atuam na unidade prisional.

“Eles me passaram confiança e decidi participar do concurso. Fiquei surpreso e muito feliz quando me deram a notícia de que eu fui o vencedor no Estado. É um privilégio muito grande que entre tantas redações, com tantas opiniões diferentes sobre o tema, a minha tenha sido premiada. A vitória é de toda a equipe. Quando estou em sala de aula, me sinto bem e tenho apoio de todos, que acreditam na ressocialização e que as pessoas que estão privadas de liberdade podem mudar”.

A professora de Língua Portuguesa Christiane do Couto Lemos, que leciona na PEVV I, ressaltou que todos os alunos participaram de atividades pedagógicas relacionadas ao tema do concurso e fizeram redações.

“Realizamos debates, apresentamos dados e fizemos comparações com a realidade de outros estados para que eles pudessem se aprofundar sobre o tema. Foi um trabalho que envolveu todos os alunos, mesmo os que não quiseram participar do concurso. Todos ficaram muito felizes com a vitória do Willian, pois o desempenho dele mostrou que eles são capazes”.

Mobilização

Por meio da Gerência de Educação e Trabalho nas Prisões, a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) mobilizou escolas, pedagogos, professores e equipes de segurança das unidades prisionais para o desenvolvimento de projetos interdisciplinares abordando o tema do concurso, com o objetivo de incentivar a produção de redações.

Mais de 2,6 mil estudantes privados de liberdade participaram de discussões nas unidades prisionais e 682 redações, selecionadas pelas equipes, foram inscritas no concurso. Todos os detentos que tiveram suas redações inscritas no concurso receberão certificados de participação e terão direito à redução de um dia na pena a ser cumprida.

Premiação

Os classificados em primeiro lugar em todas as categorias do concurso receberão um tablet. Cada uma das três escolas vencedoras receberá um certificado de premiação e R$ 10 mil, a ser aplicado em equipamentos em proveito dos alunos.

rosana.figueiredo@sejus.es.gov.brimprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda