13/05/2014 09h11 - Atualizado em 02/03/2016 15h43

Internos comemoram o Dia das Mães

Internos do sistema prisional capixaba participaram de comemorações ao Dia das Mães, celebrado no domingo (11). As programações incluíram visitas especiais, entrega de presentes confeccionados pelos internos, palestras e apresentações musicais.

No Centro de Detenção Provisória de São Mateus (CDPSM) o momento de comemoração aconteceu na quinta-feira (08) e contou com a participação de 42 internos, que receberam a visita de suas mães.

O momento de comemoração teve a participação do Grupo de Escoteiros Agenor de Souza Lé, que fez a doação de bombons para as mães. Já o grupo que realiza na unidade o projeto "Amor Exigente", participou com a palestrante Maria Mota, que conversou com as mães sobre a importância da família no processo de cumprimento de pena e do cultivo do amor na família.

Para a diretora da unidade, Alessandra Rodrigues Costa, momentos de comemoração com a presença da família são de extrema importância para os internos. "Eventos como esse fazem a diferença na vida dos internos, colaborando para um melhor convívio no cotidiano prisional", comentou.

Na Penitenciária Regional de Barra de São Francisco (PRBSF), os internos se prepararam para receber seus familiares, em uma visita especial em comemoração ao Dia das Mães, que aconteceu no sábado (10) e no domingo (11). Sob a coordenação das professoras de Artes, Leida Fernandes de Almeida e Helenir Mirtes, os internos prepararam dobraduras, cartões e flores feitas com papel crepom.

A diretora da unidade, Janine Silva Miniguite Marim, enfatiza a importância da presença materna na vida do interno. "O laço materno é fundamental para a conclusão do processo de cumprimento de pena e o retorno do interno à sociedade", completou.

Na Penitenciária de Segurança Média I, em Viana, os reeducandos que estudam na unidade prepararam uma homenagem às mães, realizada na última quinta-feira (08). Na ocasião, os internos declamaram poemas, fizeram apresentações de dança, jogral e houve a apresentação do coral da Penitenciária.

A ação visou promover a aproximação, o convívio, a interação e o fortalecimento do vínculo familiar, por meio de atividades desenvolvidas pelos próprios internos, potencializando a criatividade e aptidão dos talentos demonstrados. Além disso, a ação teve o intuito de mostrar a importância do papel da figura materna na família, incentivando o respeito, o amor e o carinho.

Ao final da homenagem, as mães dos internos receberam porta-joias produzidos com palitos de picolé, feitos pelos próprios internos.

O evento, que foi desenvolvido pela direção da unidade, com apoio das áreas de segurança, administração e educação, contou com a organização das pedagogas, Elenice Ferreira Cândido e Fabiana Gabriela da Silva.

A pedagoga Fabiana Gabriela da Silva, ressalta que a visita das mães é um momento muito aguardado pelos internos. "O momento é propício para a aproximação e o estreitamento dos laços familiares juntamente com a relevância da reestruturação de vínculos e da reinserção social", afirmou.

Já no Centro de Detenção Provisória Feminino de Viana (CDPFV), todas as internas da unidade participaram de apresentações culturais, como teatro, danças e música, na última sexta-feira (09).

O momento, que contou com o apoio das equipes pedagógicas e de segurança do Centro de Detenção e dos grupos de assistência religiosa que atuam na unidade, teve como objetivo estimular a reflexão das reeducandas sobre o significado da palavra mãe e de todo o simbolismo do Dia das Mães.

Além disso, durante a visita especial no domingo (11), as internas distribuíram às mães, lembranças em forma de flores customizadas, produzidas pelas reeducandas que trabalham no ateliê de costura da unidade.
A diretora da unidade, Gicélia Aparecida Azevedo, ressalta que a ação é de grande valia para a autoestima das internas. "Momentos como esses são importantes para o resgate da identidade das internas. Eles fazem com que elas se sintam importantes e que retomem o papel de mãe diante da sociedade", contou.

Assessoria de Comunicação – Sejus
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br