06/06/2019 15h18

Internos cultivam horta em projeto desenvolvido em penitenciária de Colatina

Alface, temperos, tomate, abóbora, cenoura, couve, dentre outros alimentos. Estes são os frutos do projeto Semeando Solidariedade, da Penitenciária de Segurança Média de Colatina (PSMECOL). Criado inicialmente como uma forma de terapia para detentos com idade avançada, o projeto passou a ter outro objetivo além do plantio: a solidariedade.

Logo que o projeto foi concebido, as produções da horta eram distribuídas em forma de kits apenas para as famílias dos detentos nos finais de semana. Mas com a expansão do espaço de criação das hortaliças, as doações passaram a ser feitas também a instituições filantrópicas, como asilos, escolas e creches do município. 

“Desde o ano de 2017, o estímulo à solidariedade, à fraternidade e ao reconhecimento das necessidades do outro passaram a ser premissa de cidadania e convivência social para o desenvolvimento do projeto. Com o aumento das áreas cultiváveis, o plantio, que era feito em um espaço de pouca extensão, agora possibilita uma larga produção de alimentos”, explica o diretor-adjunto do PSMECOL, Richard de Souza Tancredo.  

Contando com a participação e o trabalho de três detentos, que fazem a manutenção e o cultivo dos alimentos, a horta é mantida pelos servidores da penitenciária por meio de doações de sementes, mudas e adubos. Desta forma, além de cessar a ociosidade, o projeto ainda proporciona aos detentos a sensação de se sentirem úteis, já que o trabalho exercido por eles também auxilia no estímulo a uma alimentação mais saudável. 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Karla Secatto
(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664
imprensa@sejus.es.gov.br

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard