Internos da Penitenciária Agrícola iniciam preparação do terreno para construção de canil e gatil em Viana
O Complexo Penitenciário Rodrigo Figueiredo da Rosa vai ganhar um novo espaço dedicado ao acolhimento e cuidado para cães e gatos. A Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (Paes) vai abrigar o Centro de Acolhimento e Tratamento de Animais, em uma ação parceria entre a Secretaria da Justiça (Sejus), a Prefeitura de Viana e a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama). As obras serão iniciadas ainda neste mês.
O vice-governador Ricardo Ferraço participou da assinatura da ordem de serviço nessa sexta-feira (07) e falou sobre a importância da iniciativa. “Confirmamos mais uma parceria firme do Governo do Espírito Santo. Vamos seguir caminhando lado a lado com os municípios que acreditam no trabalho conjunto como instrumento de transformação social. O projeto do canil de Viana é um exemplo de política pública que une humanidade, inclusão e respeito à vida. Ação que mostra que cuidar dos animais também é cuidar das pessoas. Futuro que estamos construindo juntos”, destacou.
Internos da unidade prisional já trabalham na preparação do terreno onde o espaço será construído. O espaço contará com 28 baias para cães e 11 para gatos, totalizando capacidade para abrigar até 200 cães e 100 gatos. Os animais permanecerão no local até estarem aptos para adoção, em um ambiente adequado e acompanhados por profissionais da área. Inicialmente, 20 internos serão capacitados para o trabalho, que inclui alimentação, banho e tosa dos pets.
A diretora da unidade prisional, Leizielle Marçal, informa que o terreno onde o Centro de Acolhimento e Tratamento de Animais será erguido já foi preparado para receber as obras. Cerca de dez internos atuaram nessa frente de trabalho, com limpeza, capina e nivelamento do terreno, que totaliza uma área de 1.200 metros quadrados.
Investimento
Com investimento de R$ 1.662.000,00, sendo R$ 950 mil em recursos do Estado, o novo espaço contará com baias para cães e gatos, áreas de higienização, salas de medicação e apoio administrativo, garantindo estrutura adequada para o cuidado, tratamento e acolhimento dos animais resgatados no município. As obras terão o prazo de cinco meses para conclusão e serão executadas pela Royal Construtora e Incorporadora LTDA.
O secretário de Estado da Justiça em exercício, Nelson Rodrigues Merçon, ressaltou a importância do projeto para a ressocialização. “Projetos como este mostram que o sistema prisional pode ser um espaço de reconstrução. Cuidar dos animais ensina empatia, responsabilidade e disciplina. É um passo importante para que os apenados retornem à sociedade de forma mais humana e consciente”, pontuou.
A Prefeitura de Viana será responsável pela infraestrutura e pela coordenação técnica do canil, com apoio de veterinários municipais que garantirão o atendimento adequado aos animais. Inicialmente, apenas cães recolhidos em Viana, atualmente abrigado no Rancho Belo Veja, serão encaminhados ao novo espaço após o processo de recuperação.
“Viana dá mais um passo importante no cuidado com os animais e na valorização da vida. Esse canil representa a sensibilidade e o compromisso do município em garantir dignidade a cada cão e gato que é resgatado. Além disso, o projeto integra inclusão social, oferecendo uma nova oportunidade para os apenados, que poderão reconstruir suas trajetórias cuidando de vidas que também precisam de recomeço”, disse o prefeito de Viana, Wanderson Bueno.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 99241-7856
imprensa@sejus.es.gov.br