15/12/2014 10h00 - Atualizado em 18/03/2016 17h02

Internos da Penitenciária Agrícola participam de sessões de equoterapia

Vinte e cinco internos, que cumprem pena em regime semiaberto na Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (Paes), em Viana, estão participando de sessões de equoterapia. A técnica, que utiliza cavalos no tratamento de pessoas com deficiências, também será usada para melhorar a qualidade de vida de crianças da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionas de Vitória), que serão atendidos na unidade prisional.

Os internos da unidade prisional, que não possuem limitações neuromotoras ou cognitivas, também auxiliam os profissionais nas sessões em que as crianças da Apae são atendidas.

A Equoterapia é um método terapêutico que emprega a montaria na reabilitação e no desenvolvimento de pessoas com limitações neuromotoras ou cognitivas. A atividade também promove o relaxamento, desenvolve novas formas de comunicação, socialização, confiança e autoestima.

A inciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), por meio do Regimento de Polícia Montada (RPMont), que capacitou cinco inspetores penitenciários e a equipe técnica da unidade, composta por assistente social, psicóloga e técnicos de enfermagem.

A capacitação teve a duração de uma semana e ocorreu na sede da Cavalaria da PM, em Carapina, na Serra. Os servidores receberam orientações por meio de palestras e atividades práticas. Eles também participaram de palestras ministradas pela fisioterapeuta da Apae, Edilaine Mazolini.

Durante as sessões de equoterapia serão utilizados oito cavalos. Os animais foram recolhidos de rodovias pela Polícia Rodoviária Federal e pela Prefeitura Municipal de Viana e doados à unidade prisional. No local, os animais são tratados, alimentados e conduzidos por um grupo de reeducandos, sob a orientação dos inspetores penitenciários e da equipe técnica da unidade.

O diretor adjunto da Penitenciária, Alexandro Fialho da Silva, destacou alguns pontos positivos do projeto. "Vejo com muita alegria a equoterapia sendo realizada na unidade prisional. Após a implantação do projeto, observamos o entusiasmo dos internos e a satisfação deles em cuidar dos animais. O trabalho está gerando bons frutos", comentou.

Assessoria de Comunicação – Sejus
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br