01/06/2015 14h56 - Atualizado em 17/03/2016 14h33

Internos da Penitenciária Agrícola produzem mudas de plantas para reflorestamento no município de Viana

Cinco internos da Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (Paes) estão trabalhando na produção de mudas de plantas nativas, que serão utilizadas no reflorestamento de áreas do município de Viana. A produção das mudas começou há dois meses, durante o curso de Viveirista, realizado na unidade em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Os detentos, que cumprem pena no regime semiaberto estão produzindo mudas de palmeira juçara, que serão utilizadas no reflorestamento de propriedades no município de Viana que possuem nascentes, contribuindo para a recuperação e preservação de fontes de recursos hídricos na região.

A ação é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), a Prefeitura Municipal de Viana e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Durante os trabalhos, os internos são orientados pelo técnico em agronomia da Prefeitura de Viana, José Lima, sobre o manejo das plantas. Desde o início do ano já foram produzidas cerca de cem mil mudas e a expectativa é de que em dez meses sejam mais de um milhão.

Os internos que trabalham na produção das mudas são remunerados e também ganham o direito à remição da pena, ou seja, a cada três dias trabalhados, um dia de pena é reduzido.

Para o diretor da penitenciária, Carlos Roberto Barbosa, a produção das mudas é uma forma de reintegração social. "Com a produção das mudas, conseguimos preparar um grupo que poderá ofertar uma mão de obra qualificada assim que alcançar a liberdade", afirmou o diretor.

rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br / imprensa@sejus.es.gov.br
Aline Pagotto