23/10/2018 15h54

Internos da Penitenciária de Segurança Máxima II participam de mutirão de saúde

Internos da Penitenciária de Segurança Máxima II (PSMA II), localizada em Viana, participaram, nessa segunda-feira (22), de um mutirão de saúde, realizado pela Gerência de Saúde Prisional da Secretaria de Estado da Justiça. 

A ação, realizada pela equipe de saúde da unidade prisional, com abordagem preventiva e de acompanhamento, teve início no último dia 11 e, também, foi realizada nos dias 15 e 18. Nesses quatro dias, 198 internos foram atendidos por médico, enfermeiros, técnicos em enfermagem, dentista e assistente social. 

Durante o mutirão, a equipe multidisciplinar fez orientações gerais de saúde, levantamento do perfil epidemiológico dos pacientes atendidos, verificando as demandas de saúde espontâneas trazidas por eles, e realizou os devidos encaminhamentos para a continuidade da assistência. 

“Este tipo de atividade visa à organização do cronograma da equipe multidisciplinar de saúde, para tratamento das doenças crônicas identificadas, e ao trabalho de prevenção de agravos”, explicou a gerente de Saúde do Sistema Penal, Luciana Vaneli Gama.

O diretor adjunto da Unidade Prisional, Flávio Trancoso Fernandes, explicou que não foi necessário nenhuma intervenção de emergência para os internos atendidos. Ele destacou que o serviço de acompanhamento médico na unidade é constante, o que reduz a demanda de internos que necessitam de tratamentos emergenciais. 

“Optamos por realizar uma ação na unidade com o objetivo de analisar os pacientes, atendermos às demandas e promovermos a saúde dos internos. Contamos com a colaboração de toda equipe de segurança e o empenho da equipe de saúde. Com isso, alçamos 100% de aproveitamento”, destacou a médica Verônica Faria Laranja. 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br 
Leidy Mendonça
imprensa@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard