14/02/2020 11h11

Internos da Penitenciária Regional de São Mateus participam de obras em escolas do município

Começo de ano é marcado pela volta às aulas. Para receber os estudantes, diversas escolas aproveitam o período do recesso escolar para serviços de manutenção. Em São Mateus, internos da Penitenciária Regional do município, que participam do projeto “Manutenção da Vida”, participaram de atividades de conservação em diversos ambientes escolares.

Desde a segunda quinzena de janeiro, quatro escolas municipais e uma estadual do município contaram com a mão de obra de internos do sistema prisional, que promoveram reparos de alvenaria, pintura, rede hidráulica, rede elétrica, poda de árvores e de grama, entre outros.

A diretora-adjunta da unidade, Aline Ozório Venturini, explica que os internos do “Manutenção da Vida” são responsáveis por serviços como esses na própria unidade prisional. Uma atividade que contribui na manutenção das instalações do presídio e que permite ao interno o desenvolvimento de uma habilidade, com experiência para um ofício pós-cárcere.

“Quando recebemos o pedido das escolas, não tínhamos ideia do tamanho da repercussão positiva que nossa ação causaria. Inicialmente, fomos procurados pela diretora da Escola Estadual para atividades como poda de grama e manutenção, o que foi prontamente atendido. Depois, outras escolas também manifestaram interesse nos serviços prestados pelos reeducandos do projeto “Manutenção da Vida”. Esse trabalho só foi possível porque os internos abraçaram a demanda, junto à nossa equipe, que não mediu esforços para que tudo transcorresse de maneira ordeira e segura”, avalia Aline Ozório.

Para a diretora da EMEF Valério Coser, Ariadne Alves Alvarenga, a parceria permitiu o atendimento de forma eficaz nas demandas da escola. “Quero agradecer a cada um de vocês pelo esforço e dedicação em atender a nossa solicitação dos reparos e consertos em nossa escola. Essa é uma prova de que o sucesso se alcança por meio do talento, determinação e em ter um olhar humanitário”.

Sandra Dalton / Karla Danielle Secatto