11/09/2019 17h40 - Atualizado em 11/09/2019 17h46

Internos da PEVV1 expõem pinturas na sede da Justiça Federal no Estado

Convento da Penha, Palácio Anchieta, Teatro Carlos Gomes, Penedo e a Baía de Vitória, Basílica de Santo Antônio. Cenários e cartões postais da nossa cidade estão retratados em uma exposição, que foi aberta nessa terça-feira (10), e segue até o dia 23 de outubro, na sede da Justiça Federal no Espírito Santo, em Vitória.

Os artistas responsáveis são internos que cumprem pena na Penitenciária de Vila Velha 1 e integram o projeto Despertando a Imaginação. Onze internos participam do projeto, intitulado “Despertando a Imaginação”, que promove e estimula a produção artística e cultural, através da capacitação e qualificação. Alguns dos pintores participaram da abertura, que contou também com a apresentação musical da banda Manancial Puro, também da unidade.

O diretor da unidade, Felipe Vargas, destaca que a iniciativa busca elevar a autoestima, a criatividade e visão empreendedora dos participantes. “O cárcere por si só não ressocializa ninguém. Então buscamos oportunidades que ocupem e ajudem na transformação do interno. Nós percebemos, entre os internos que participam dos projetos, uma mudança no seu dia a dia. Isso reflete também com os demais, através do exemplo, pois eles veem que aquela pessoa está conseguindo mudar de vida e vislumbrar um futuro fora da criminalidade”, afirmou.

O juiz federal, dr. Rogério Moreira Alves, anfitrião da exposição, destacou que esse é um exemplo admirável da aplicação da lei penal na ressocialização.

Davi Medeiros, que integra há cerca de um ano o projeto, encontrou nas telas a oportunidade de pintar um recomeço.

“O projeto tem me ajudado a recuperar meus sonhos, que foram perdidos e prejudicados pelo meu comportamento negativo. Dentro do projeto aprendi que através da arte eu tenho uma oportunidade de me reinserir na sociedade. Quero concluir minha faculdade, que está trancada, e também terei uma nova atividade. Como hobby, vou fazer quadros e participar de outras exposições”, disse Medeiros.

Os internos que compõem a banda Manancial Puro encantaram o público com canções de sucesso e as de autoria própria. Eles também dividiram o palco com o Coral da Justiça Federal do Espírito Santo, entoando juntos a canção Paciência, de Lenine (vencedor de cinco Grammy Latino).

Serviço:

A exposição de pintura “Vitória”, dos artistas do projeto Despertando a Imaginação, segue até o dia 23 de outubro na sede da Justiça Federal do Espírito Santo, Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, nº1.877, Monte Belo, Vitória.

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Sejus

Sandra Dalton / Karla Secatto

(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard