13/04/2022 10h52 - Atualizado em 14/04/2022 09h18

Internos da PRL reformam asilo de idosos em Linhares

Internos da Penitenciária Regional de Linhares (PRL) reformaram o Lar do Idoso Abrigo de Luz, instituição de longa permanência que abriga idosos.

A ação faz parte de um projeto iniciado há dois anos, que é fruto de uma parceria entre a Secretaria da Justiça (Sejus) e a Instituição. Os quatro internos que participam da iniciativa atuam de forma voluntária. Eles são responsáveis pelo serviço de manutenção e jardinagem, fizeram um pergolado na área externa, além de pintura.

O diretor da Penitenciária Regional de Linhares, Vinicius de Mendonça Narcizo, destacou que a parceria permite fomentar novos hábitos entre os apenados, trabalhando os valores do trabalho e do voluntariado.

“Os internos que atuam no asilo se dedicam de forma positiva com a sociedade, melhorando as condições do lar daqueles idosos, e gostam muito de participar do projeto. É uma oportunidade de qualificação já aliada à prática, afinal, eles diariamente atuam com manutenção, com pintura, com jardinagem. Mas, mais que isso, é uma oportunidade de conviver com outra população vulnerável, que são os idosos, e essa relação traz mais conhecimento e aspirações aos apenados”, afirmou.

O presidente do Lar do Idoso Abrigo de Luz, Alberto Almeida Santos, com alegria relembrou que após dois anos pôde realizar celebrações religiosas no local para os idosos, em virtude do trabalho realizado pelos internos.

“A cobertura de madeira com sombrite, onde a equipe da igreja está, foi construída com o apoio e mão de obra da unidade. Sem esse apoio não seria possível reativar esses momentos. Detectamos alto nível de profissionalismo, boa vontade, eficiência e educação dos apenados que estiveram conosco. Eles também renovaram a pintura da parede, entre outras coisas. Meus parabéns à equipe, e cada idoso do asilo agradece a eles por proporcionar isso”, ressaltou.

Parceria para contratação de internos

A subsecretária de Estado de Ressocialização da Sejus, Karina Bayerl, explica que a iniciativa faz parte do programa Responsabilidade Social e Ressocialização da Secretaria da Justiça (Sejus), que permite que a pessoa privada de liberdade seja reinserida socialmente por meio do trabalho.

A iniciativa inclui diversas ações que estimulam profissionalização do detento, dentre elas o acompanhamento psicossocial, favorecendo sua reinserção na sociedade e um novo convívio social.

“Tanto as instituições públicas quanto as privadas podem firmar parceria com a Sejus para absorção da mão de obra de internos. Com isso, conseguimos gerar novos postos de trabalho, contribuindo para a transformação da pessoa presa. Também há vantagens para a instituição parceira, como a isenção de encargos sociais e trabalhistas. Essa parceria proporciona qualificação e oportunidades que beneficiam não só o sistema prisional, mas toda a sociedade”, pontuou a subsecretária.

Instituições e empresas com interesse em firmar parceria com a Sejus podem entrar em contato com a Subgerência de Trabalho do Preso, responsável pela gestão do trabalho no sistema prisional capixaba, pelo e-mail nucleodetrabalho@sejus.es.gov.br