08/07/2019 10h36 - Atualizado em 08/07/2019 16h20

Internos da Sejus participam de concurso de redação da DPU

O 5º Concurso de Redação da Defensoria Pública da União está movimentando as salas de aula das unidades prisionais. Com o tema "Defender direitos, evitar desastres: como o acesso à Justiça contribui para o desenvolvimento sustentável", a iniciativa busca propiciar debates quanto à degradação do meio ambiente, seus efeitos sociais, bem como a reflexão sobre o acesso à Justiça como prevenção e reparação das consequências dos grandes desastres ambientais.

A subsecretária de Ressocialização da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Roberta Ferraz, explica que as equipes de educação que atuam no sistema prisional abordam a temática com os alunos, incentivando o debate e a participação.

“Essa é uma oportunidade de abordar com os internos assuntos de grande relevância social – o desenvolvimento sustentável, os desastres ambientais e o sistema de justiça. Toda nossa equipe abraça a iniciativa e temos uma participação expressiva. A educação tem um caráter fundamental no processo ressocializador, e esse concurso é uma ferramenta que nos ajuda a fomentar o diálogo e a fortalecer a relação escola, professor e aluno”, disse.

No Espírito Santo, há mais de 3.600 internos nas salas de aula, cursando o Ensino Fundamental e Médio. Todos poderão participar do concurso, que prevê premiação para os melhores resultados por estado.  Além da premiação, os participantes recebem atestado de 12 horas de atividades de leitura e escrita para fins de remição da pena.

A defensora pública federal, Karina Bayerl, coordenadora de Projetos e Ações Itinerantes do Núcleo de Vitória lembra que a 3º edição do Concurso de Redação da Defensoria Pública da União inovou com a criação de categorias que permitiu a participação dos internos em cumprimento de pena e dos menores em cumprimento de medida socioeducativa. Nesta 5º edição, que receberá propostas até 09 de outubro, ela ressalta a garantia da participação das Unidades Prisionais Estaduais do País.

“Neste ano, a novidade é a possibilidade de participação dos servidores e agentes atuantes nas unidades prisionais e a mobilização dos gestores dos estabelecimentos prisionais estaduais. É muito importante permitir a participação dos inspetores, além de premiar as unidades com maior envolvimento. Essa é uma medida que o Núcleo da Defensoria Pública da União em Vitória fez, de maneira informal, na premiação da 4º edição, homenageando os diretores das unidades com o maior número de alunos inscritos, e que agora se torna oficial. Estamos em parceria com a Sejus para conseguir resultados ainda melhores do que nos anos anteriores”, afirmou

Concurso de Redação da DPU

O concurso é destinado aos alunos do Ensino Fundamental e Médio, incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA), assim como os adolescentes que estão cumprindo medida socioeducativa de internação e adultos em situação de privação de liberdade em instituições estaduais, desde que devidamente matriculados em escola da Rede Pública ou de Ensino Técnico do País, servidores do sistema socioeducativo e do sistema penitenciário de todo o Brasil, bem como todos os internos das penitenciárias federais.

Confira o edital do concurso:  Download

Informações à imprensa:

Sandra Dalton / Karla Secatto