07/06/2017 10h59 - Atualizado em 07/06/2017 11h00

Internos de Cachoeiro concluem curso de Auxiliar de Topografia

Onze detentos da Penitenciária Regional de Cachoeiro de Itapemirim (PRCI) concluíram, nesta terça-feira (06), o curso de Auxiliar de Topografia, ofertado por meio de projeto de extensão do curso de Engenharia de Minas, do Instituto Federal do Espírito Santo - campus Cachoeiro. 

O curso teve carga horária de 60 horas e contou com aulas teóricas e práticas envolvendo processos de cartografia, escalas, nivelamento topográfico, entre outros. Durante as aulas, os internos também aprenderam a interpretar folhas cartográficas e plantas de detalhe e a utilizar equipamentos como nível topográfico, estação total, GPS e computadores, usados na realização de atividades de um topógrafo.

Durante o curso, os internos realizaram aulas práticas fora da unidade e elaboraram uma planta planialtimétrica de uma área. A entrega do trabalho será realizada nesta quarta-feira (07), durante a formatura da turma, na própria unidade prisional.

O professor Eliseu Romero, um dos coordenadores do curso, explica que o campo de trabalho para os detentos que concluíram o curso de Auxiliar de Topógrafo é variado.

“Eles podem atuar no campo da mineração, da construção civil e realizar cadastro ambiental de áreas rurais. Para nós, foi uma experiência muito boa poder contribuir para o desenvolvimento profissional dos internos. Eles foram muito interessados”. 

A diretora adjunta da unidade, Silvane Rezende, destaca a importância da parceria inédita com o Ifes para os internos. 

“O curso pode ser uma excelente oportunidade para os internos ingressarem no mercado de trabalho devido ao baixo quantitativo de profissionais qualificados na área. A parceria com o Ifes nos orgulha, visto que o Instituto é uma referência de formação de excelentes profissionais em diversas áreas”.

Qualificação profissional

A oferta de cursos de qualificação profissional para detentos do sistema prisional é um dos pilares do programa de ressocialização desenvolvido pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). O objetivo é ampliar o nível de escolaridade dos internos, qualificá-los profissionalmente e inseri-los no mercado de trabalho ainda durante o cumprimento da pena.  

Os cursos são ofertados em parceria com instituições como o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Social da Indústria do Espírito Santo (Sesi-ES).

A oferta de cursos é variada e inclui oportunidades nas áreas de informática, administração, estética, comunicação e ética e conduta no trabalho.

A subgerente de Educação nas Prisões da Secretaria de Estado da Justiça, Silvia Moreira Franco Garcia, ressalta que a educação profissional é um instrumento fundamental para a reintegração social. “A qualificação dá aos alunos a oportunidade de adquirir conhecimentos e estimula o desenvolvimento de competências diversas, ampliando assim as possibilidades de inserção social”.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195/ 98849-9664   

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard