21/12/2018 17h25

Internos de Cachoeiro concluem curso de Auxiliar de Topografia

Treze detentos da Penitenciária Regional de Cachoeiro de Itapemirim (PRCI) concluíram, nessa quarta-feira (19), o curso de Auxiliar de Topografia, ofertado por meio de projeto de extensão do curso de Engenharia de Minas, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – campus Cachoeiro de Itapemirim.

O curso teve carga horária de 60 horas e contou com aulas teóricas e práticas envolvendo processos de cartografia, escalas, nivelamento topográfico, entre outros. Durante as aulas, os internos também aprenderam a interpretar folhas cartográficas e plantas de detalhe e a utilizar equipamentos como nível topográfico, estação total, GPS e computadores, usados na realização de atividades de um topógrafo.

A gerente de Educação e Trabalho da Sejus, Regiane Kieper, destacou a importância da parceria.

"Essa é a segunda turma formada no curso de Auxiliar de Topografia ofertada pelo Ifes de Cachoeiro. Todos os alunos participantes desse curso concluíram, na Unidade Prisional, o Ensino Médio e agora possuem uma qualificação profissional ofertada por essa Instituição que é referência na formação profissional. Temos muito orgulho dessa parceria e da política pública que está sendo efetivada nas penitenciárias capixabas."

O diretor-geral do Ifes – campus Cachoeiro de Itapemirim, Antônio Luiz Pinheiro, explica que a ação conjunta é de grande impacto social pois, “graças a ela, aumentamos as oportunidades dos apenados conquistarem uma renda de forma honesta e digna, reduzindo assim a probabilidade de reincidência no crime”.

Ressocialização

A oferta de cursos profissionalizantes faz parte do programa de ressocialização desenvolvido pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), que é pautado no tripé trabalho, qualificação profissional e educação. O objetivo é ampliar o nível de escolaridade dos internos, qualificá-los profissionalmente e inseri-los no mercado de trabalho ainda durante o cumprimento da pena, além de encaminhá-los a uma vaga de trabalho assim que deixarem o sistema prisional.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br 
Leidy Mendonça
imprensa@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732
Texto: Antonio Nogueira

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard