09/12/2016 15h07

Internos de Cachoeiro conhecerão resultado do concurso de redação Direitos Humanos na Escola na segunda-feira (12)

Dois internos que cumprem pena na Penitenciária Regional de Cachoeiro de Itapemirim (PRCI) estão na disputa pelo primeiro lugar do concurso de redação Direitos Humanos na Escola 2016. O resultado da competição será revelado em uma cerimônia na próxima segunda-feira (12), a partir das 10 horas, no Palácio da Cultura Sônia Cabral, no Centro de Vitória.   

O concurso é promovido pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), pelo Conselho Estadual dos Direitos Humanos e pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu).

Johnny Victor Gonzaga e Wanderson da Silva Guedes, que cursam, respectivamente, o 2º ano e o 3º ano do Ensino Médio na unidade, concorrem à premiação com a estudante Ana Paula Coradini Altoé, da EEFM Professor Santos Pinto, de Governador Lindemberg. 

O 1º lugar do concurso ganhará um notebook, o 2º lugar, um tablet, e o 3º colocado, um smartphone. Já as escolas e os professores que orientaram os alunos receberão um certificado.

Neste ano, o tema do concurso foi “Direitos Humanos e Democracia: e eu com isso?”. Os textos deveriam ter, no máximo, 2 mil caracteres, e foram avaliados por uma comissão julgadora formada por membros das secretarias, do Conselho e por convidados. Puderam participar alunos do Ensino Médio, do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e os alunos que estão em privação de liberdade.

Os internos estudantes da Penitenciária Regional de Cachoeiro de Itapemirim (PRCI) foram orientados pelo professor de Português Basílio Coelho Machado, que integra a equipe de professores que atuam na unidade prisional. Hoje, 205 detentos da penitenciária estudam, em seis salas de aula, com turmas do ensino fundamental ao médio.

Educação

Atualmente, o Espírito Santo possui cerca de 3,5 mil detentos estudando em salas de aula nas unidades prisionais, da alfabetização ao Ensino Médio, na modalidade de Educação para Jovens e Adultos (EJA). O acesso à educação é oferecido em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu).

Enquanto a média nacional de pessoas privadas de liberdade estudando é de 10%, no Estado o índice é de 17,6%. A população carcerária atual é 19.836. Considerando apenas os detentos condenados, 25,4% são atendidos pela educação formal.

Redução de pena

Segundo a Lei de Execução Penal, o detento que estuda tem direito à remição da pena. A cada 12 horas de estudo, distribuídas em três dias, um dia da pena é reduzido.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195/ 98849-9664

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Direitos Humanos

Suellen Barone

suellen.barone@sedh.es.gov.br

Maurílio Mendonça

seae.comunicacao@gmail.com

Tels.: (27) 3636-1429/ 3636-1162/ 98807-0234/ 98868-2118

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard