20/12/2017 14h16

Internos de Cachoeiro e Linhares participam de cerimônia de formatura

Internos da Penitenciária Regional de Linhares (PRL) e da Penitenciária Regional da Cachoeiro de Itapemirim (PRCI) participaram, nesta semana, de cerimônias de formatura. Os eventos aconteceram nas unidades e marcaram a conclusão do Ensino Médio pelos internos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Na PRL, 15 internos receberam o certificado de conclusão do Ensino Médio. Estavam presentes na cerimônia a equipe de direção, a equipe de segurança e a equipe pedagógica da unidade. Além da entrega dos certificados de conclusão, também foi realizada uma confraternização como forma de encerramento do ano letivo na penitenciária.

Na PRCI, a cerimônia contou com a presença dos familiares dos formandos, da direção e da equipe pedagógica da unidade, além da direção da EEEF Inah Werneck, escola de referência para a unidade. Ao todo, 13 internos receberam o diploma de conclusão do Ensino Médio.

Segundo o diretor da penitenciária, Marcio Felipe Rocha da Silva, além da conclusão dos estudos, essa formatura representa um passo importante na ressocialização desses internos. “Com o diploma do Ensino Médio, eles passam a ter mais oportunidades de trabalho quando retornarem ao convívio social”.

Educação

Atualmente, o Espírito Santo possui aproximadamente 3,5 mil detentos estudando em salas de aula nas unidades prisionais, da alfabetização ao Ensino Médio, na modalidade de Educação para Jovens e Adultos (EJA). O acesso à educação é oferecido em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu).

Enquanto a média nacional de pessoas privadas de liberdade estudando é de 10%, no Estado o índice é de 17,1%. Considerando apenas os detentos condenados, 28,2% são atendidos pela educação formal.

Redução de pena

Segundo a Lei de Execução Penal, o detento que estuda tem direito à remição da pena. A cada 12 horas de estudo, distribuídas em três dias, um dia da pena é reduzido.

rosana.figueiredo@sejus.es.gov.brimprensa@sejus.es.gov.br
Texto: Paula Romanha