16/10/2017 16h05

Internos de Cachoeiro participam de grupo de apoio para dependentes químicos

O Centro de Detenção Provisória de Cachoeiro de Itapemirim (CDPCI) deu início a uma parceria com os Narcóticos Anônimos (NA) para atender a 21 internos que são dependentes químicos e estão custodiados temporariamente na unidade. A iniciativa conta com o apoio da Pastoral Carcerária da Igreja Católica.   

Ao todo, serão realizados 12 encontros para auxiliar os detentos na superação do vício. A metodologia do grupo conta com 12 passos, que têm o objetivo de preparar e fortalecer os participantes para o retorno à sociedade. Nas reuniões, eles trocam experiências sobre suas vivências e recebem orientações.  

O diretor do Centro de Detenção, Ivan Lopes, ressalta que o apoio do grupo é importante para os internos, pois promove a reflexão e contribui para a reintegração social dessas pessoas. “Essa iniciativa contribui para a superação do vício, gerando, assim, novas oportunidades para os detentos”.

Atendimentos nas unidades

Ao entrar no sistema prisional, o interno passa por uma avaliação da equipe de saúde da unidade em que está custodiado. Quando é constada a dependência química, é traçado um plano terapêutico para tratamento.

O detentos também participam de grupos psicossociais e recebem atendimentos individuais para dar suporte ao tratamento da dependência química. 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732   

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard