02/12/2016 13h38 - Atualizado em 02/12/2016 13h53

Internos de Cachoeiro são finalistas do concurso de redação Direitos Humanos na Escola 2016

Dois internos da Penitenciária Regional de Cachoeiro de Itapemirim (PRCI) estão entre os três finalistas do concurso de redação Direitos Humanos na Escola 2016, promovido pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), pelo Conselho Estadual dos Direitos Humanos e pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu).

Johnny Victor Gonzaga e Wanderson da Silva Guedes, que cursam, respectivamente, o 2º ano e o 3º ano do Ensino Médio na unidade, concorrem à premiação com a estudante Ana Paula Coradini Altoé, da EEFM Professor Santos Pinto, de Governador Lindemberg.

O resultado do concurso será conhecido no próximo dia 12, no evento de encerramento da V Semana Estadual de Direitos Humanos, no Palácio Anchieta, em Vitória. O 1º lugar ganhará um notebook, o 2º lugar, um tablet, e o 3º colocado, um smartphone. Já as escolas e os professores que orientaram os alunos receberão um certificado.

Neste ano, o tema do concurso foi “Direitos Humanos e Democracia: e eu com isso?”. Os textos deveriam ter, no máximo, 2 mil caracteres, e foram avaliados por uma comissão julgadora formada por membros das secretarias, do Conselho e por convidados. Puderam participar alunos do Ensino Médio, do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e os alunos que estão em privação de liberdade.

Os internos estudantes da Penitenciária Regional de Cachoeiro de Itapemirim (PRCI) foram orientados pelo professor de Português Basílio Coelho Machado, que integra a equipe de professores que atuam na unidade prisional. Hoje, 205 detentos da penitenciária estudam, em seis salas de aula, com turmas do ensino fundamental ao médio.

Educação

Atualmente, o Espírito Santo possui cerca de 3,5 mil detentos estudando em salas de aula nas unidades prisionais, da alfabetização ao Ensino Médio, na modalidade de Educação para Jovens e Adultos (EJA). O acesso à educação é oferecido em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu).

Enquanto a média nacional de pessoas privadas de liberdade estudando é de 10%, no Estado o índice é de 17,6%. A população carcerária atual é 19.836. Considerando apenas os detentos condenados, 25,4% são atendidos pela educação formal.

Redução de pena

Segundo a Lei de Execução Penal, o detento que estuda tem direito à remição da pena. A cada 12 horas de estudo, distribuídas em três dias, um dia da pena é reduzido.

rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195/ 98849-9664