26/09/2016 11h37 - Atualizado em 19/10/2016 12h27

Internos de Colatina participam de semana de arte do Ifes

Vinte internos da Penitenciária Semiaberta Masculina de Colatina (PSMCOL) e cinco internas do Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL) estão participando da IV Semana de Arte e Cultura do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Colatina. O evento acontece de segunda (26) a sexta-feira (30).

A Semana de Arte e Cultura visa valorizar e incentivar talentos artísticos e culturais. Neste ano, o tema abordado pelos internos e internas é “Vidas secas”. Os internos da Penitenciária de Colatina estão expondo quadros, esculturas, móveis, bolsas, tapetes, cortinas e objetos de decoração. As obras foram produzidas com materiais recicláveis, como retalhos de tecido, garrafas, pallet e caixas de madeira.

Além das obras expostas, os detentos ministrarão oficinas de origamis e dobraduras para os alunos do Ifes, durante todo o evento. Os internos também assistirão a um musical, peças teatrais, participarão de oficinas e visitarão os espaços de outros materiais expostos durante o evento.

Os servidores da Penitenciária também serão levados ao evento. Na quinta-feira (29), 15 servidores visitarão as exposições e assistirão a uma peça teatral.

Segundo o diretor da unidade, Dantas Campostrini Vieira, é muito gratificante expor os trabalhos dos detentos por mais um ano na Semana de Arte. “Participar de eventos como esse desperta os talentos dos internos, e é por meio da arte que eles expressam os sentimentos”, ressaltou.

Já as internas do Centro Prisional assistiram a um filme sobre o tema deste ano e depois produziram textos, desenhos e mosaicos, fazendo uma relação com a situação de seca no Estado. Além disso, as internas estão expondo no evento as perucas, lenços e próteses mamárias, produzidas por elas para o projeto “Mãos Solidárias”.

Segundo a diretora do Centro Prisional, Maria Aparecida de Freitas Albuquerque, “o projeto só funciona por meio da doação de mechas de cabelo e a exposição das peças neste evento incentiva a doação e valoriza o trabalho das internas”.

 

Mãos Solidárias

Por meio do projeto “Mãos Solidárias”, internas do Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL) produzem perucas, lenços, turbantes e próteses mamárias – feitas com malha de algodão e polietileno –, que são doadas a pacientes com câncer.

A iniciativa é desenvolvida desde janeiro de 2015 pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), em parceria com o Hospital São José, em Colatina, e com cabeleireiros voluntários.

As internas que participam do “Mãos Solidárias” atuam de forma voluntária e recebem o benefício da remição da pena – a cada três dias de trabalho, um dia da pena é reduzido. 

Outras exposições

Esta não é a primeira vez que os internos da PSMCOL têm contato com a arte. Em 2013, os reeducandos visitaram a exposição “Êxodos” do fotógrafo Sebastião Salgado, realizada no primeiro ano do evento em Colatina, e participaram de encenações sobre a vida dos poetas Carlos Drummond de Andrade e Vinícius de Moraes, realizadas por alunos do próprio Ifes do município.

Em 2014, um quadro pintado por um interno da unidade participou da exposição “Arte Além das Grades”, cuja temática foi “Minha História”. Para pintar o quadro o interno utilizou as memórias pessoais, inclusive da sua experiência na prisão.

Já no ano passado, os internos expuseram quadros, desenhos e esculturas, produzidos com materiais recicláveis, com o tema “Os objetivos do milênio da ONU”.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br / imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664
Texto: Maria Luiza Sancio

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard