Internos de Colatina realizam trabalho voluntário
Seis internos que cumprem pena na Penitenciária Semiaberta Masculina de Colatina (PSMCOL) estão realizando trabalho voluntário na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), em Colatina, desde junho deste ano.
Os detentos atuam na limpeza do prédio, no tratamento dos animais e na limpeza do espaço de equoterapia. Um deles foi treinado pelo fisioterapeuta da instituição, Ivã Loss, para auxiliar no tratamento da equoterapia – um método terapêutico que emprega a montaria na reabilitação e no desenvolvimento de pessoas com limitações neuromotoras ou cognitivas.
Os internos atuam voluntariamente e são beneficiados com a remição da pena, assegurada por lei. Dessa forma, a cada três dias trabalhados, será abatido um dia na pena a ser cumprida.
A diretora da Apae, Margarida Mille, explicou como o trabalho dos detentos tem beneficiado a instituição. “Há dois meses acompanho o trabalho deles por aqui e só tenho a agradecer. O trabalho é tão gratificante que já temos planos de novas contratações”. Segundo ela, a parceria com a Sejus também contribui para a ressocialização dos presos. “Para eles, o convívio com os pacientes é de um grande crescimento social”.
Segundo o diretor da PSMCOL, Dantas Campostrini Vieira, o projeto tem como objetivo demonstrar que o preso pode ser comprometido com causas sociais. “Também busca embasar e destacar valores sociais e humanos para a vida dos detentos”.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br / imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664