14/05/2014 10h16 - Atualizado em 02/03/2016 16h00

Internos de Linhares e familiares participam de ação de saúde

Trinta e três internos do Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL) participaram de uma ação de saúde promovida pela equipe de saúde e de segurança da unidade prisional. O intuito foi sanar dúvidas dos internos acerca de doenças, como diabetes, hepatite, dentre outras.
 
Durante a ação, também foram repassadas aos internos informações sobre os procedimentos de saúde realizados na unidade prisional, além do funcionamento dos ambulatórios.
 
Os internos participaram de dinâmicas de grupo e palestras sobre o setor de saúde e atribuição das equipes que atuam. Entre as atividades dos profissionais encontra-se o acompanhamento mensal dos internos que fazem tratamento de hipertensão, diabetes, HIV, hepatites, hanseníase, tuberculose e outras doenças crônicas.
 
As ações de saúde continuam até junho, até que todos os internos da unidade prisional sejam atendidos.
 
A enfermeira da unidade, Suellen de Souza Dias, destaca a importância da ação para a saúde dos internos. "É importante levar a informação aos internos. Dessa forma, eles aprendem a se prevenir ou a detectar possíveis sintomas das doenças abordadas", comentou.

 
Palestra para familiares
 

A equipe de saúde do Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CRDL) também preparou um ciclo de palestras com o objetivo de explicar o funcionamento do setor na unidade prisional aos familiares dos internos. O projeto "Acolhimento aos Familiares" contou com a participação de 170 familiares.
 
As palestras foram realizadas durante as visitas sociais e visaram a orientar e informar os familiares dos internos sobre os procedimentos de saúde realizados na unidade, além de apresentar os profissionais que prestam assistência aos reeducandos, bem como esclarecer dúvidas relacionadas ao setor de saúde do Centro de Detenção.
 
Durante as palestras, a enfermeira da unidade, Suellen de Souza Dias, orientou os familiares sobre o uso indiscriminado de psicotrópicos e os malefícios causados pela medicação. Além disso, a enfermeira solicitou a participação efetiva dos familiares nas ações preventivas como forma de auxiliar a garantia da saúde do interno.
 
Também foram abordados temas como atendimento de saúde ao interno, programas de prevenção a doenças contagiosas, acompanhamento de internos que fazem tratamento de hipertensão, diabetes e outras doenças crônicas, administração de medicações, quando necessário, entre outros temas.
 
Segundo a enfermeira da unidade a ação é um meio de aproximar os familiares da equipe de saúde "É muito importante manter todos informados sobre os procedimentos realizados no Centro de Detenção para que o reeducando seja cada vez mais bem assistido", destacou.

 
Informações à Imprensa:
 
Assessoria de Comunicação – Sejus
Rosana Figueiredo
(27) 3636-5732
imprensa@sejus.es.gov.br
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br
Twitter: @SejusES
Texto: Adrielly Miguel e Aline Pagotto

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard