07/07/2017 11h43 - Atualizado em 07/07/2017 11h44

Internos de Linhares participam de projetos culturais e de saúde

Mais de cem internos que cumprem pena na Penitenciária Regional de Linhares (PRL) estão participando de atividades culturais e de saúde na unidade prisional. Entre as oportunidades estão aulas de artesanato e de música, além de ginástica laboral. As ações complementam o trabalho de ressocialização realizado pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), que é pautado no tripé educação, qualificação profissional e trabalho.

As aulas de artesanato e música contam, atualmente, com a participação de 50 internos do regime semiaberto. As atividades são coordenadas pelos inspetores Akyria Bolonine Loureiro Souto e Everaldo Bonifácio. Três internos atuam como instrutores dos demais. 

Os detentos confeccionam itens como origami, redes de pesca, peças em tricô e crochê, além de casas de boneca, porta-joias e outros objetos decorativos. Já nas aulas de música, os internos aprendem a tocar violão e cavaquinho.

A unidade conta, ainda, com um grupo musical, o Nova Chance, formado por seis detentos. Eles se apresentam em eventos comemorativos na própria penitenciária e também em igrejas do município de Linhares. As atividades são coordenadas pelos inspetores Geanderson Oliveira de Carvalho e Thiago da Silva Joselli.

O grupo contará, nos próximos dias, com um estúdio musical. O local está em fase final de construção, com materiais e equipamentos cedidos pela Loja Maçônica Luz da Juparanã e por inspetores.

Na área da saúde, a penitenciária conta com um projeto de ginástica laboral, voltado para internos que trabalham em atividades de limpeza e manutenção da unidade e também em empresas conveniadas à Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).

As atividades são coordenadas pelo inspetor Vagno Fernandes Miranda, que possui formação em Educação Física. Durante as aulas, que ocorrem três vezes por semana, os detentos fazem exercícios de alongamento e cardiorrespiratórios.

O diretor da unidade, Vinicius de Mendonça Narciso, destaca que essas atividades proporcionam aprendizados aos internos e contribuem para um ambiente mais tranquilo.

“Os projetos trazem benefícios em relação à disciplina e contribuem para o processo de mudança de valores, ajudando a preparar os internos para a reintegração à sociedade. Os detentos demonstram interesse em aprender e valorizam a participação nessas iniciativas”.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195/ 98849-9664

  

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard