10/06/2014 11h00 - Atualizado em 03/03/2016 14h25

Internos de Marataízes participam de concurso “De Cara Pra Vida”

Sete internos do Centro de Detenção Provisória de Marataízes (CDPM) estão participando do concurso "De Cara Pra Vida – Viver: o melhor presente". O concurso surgiu por meio de uma ação desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu) em parceria com a Coordenação Estadual Sobre Drogas (CESD), por meio do Comitê de Apoio às Políticas de Prevenção às Drogas (Comad).
 
O grupo de internos inscritos no concurso é formado por estudantes dos 3º e 4º anos do Ensino Fundamental. Os internos estão matriculados na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Inah Werneck e participam das aulas na própria unidade prisional.
 
A iniciativa contou com o apoio do diretor do CDPM, Fabrício Ribeiro Porto Fernandes, da psicóloga Jhessica Marques Fonseca e das professoras Kelly Rodrigues e Elizete Jabor, que atuam na unidade.
 
O concurso "De Cara Pra Vida – Viver: o melhor presente" foi desenvolvido para todos os alunos regularmente matriculados no ensino médio ou na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública estadual, com intuito de estimular a produção artística, incentivar a discussão sobre a temática das drogas, além de provocar a reflexão sobre as escolhas que são feitas na vida, tendo em vista a influência exercida pelas mídias sobre o estilo de vida dos estudantes.
 
Para participar do concurso, os internos tiveram que elaborar um banner, um slogan ou um vídeo sobre o tema "Viver: o melhor presente", com a orientação das professoras Kelly Rodrigues e Elizete Jabor, e entregar na escola onde estudam. Dessa forma, os internos participaram em duas categorias, uma parte deles produziu o banner e a outra um vídeo.
 
De acordo com as regras do concurso, os estudantes e professores que conquistarem a primeira colocação receberão, individualmente, um notebook; os que ficarem em segundo lugar vão receber um tablet, e, por fim, para o terceiro lugar, serão entregues câmeras fotográficas. O resultado do concurso está previsto para ser divulgado no dia 15 de agosto, já os prêmios estão previstos para serem entregues no dia 26 de agosto.
 
Para o diretor da unidade, Fabrício Ribeiro Porto Fernandes, a educação é fundamental para o processo de ressocialização. "A educação é uma das medidas mais importantes para a reinserção social dos internos, e a participação dos mesmos em um concurso cultural que abrange todos os alunos da rede publica é importante para mostrar à sociedade os serviços realizados pela Secretaria de Estado da Justiça", comentou.

 
Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação – Sejus
Rosana Figueiredo
(27) 3636-5732
imprensa@sejus.es.gov.br
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br
Twitter: @SejusES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard