08/05/2014 16h02 - Atualizado em 02/03/2016 15h02

Internos de São Mateus iniciam curso de pintor de obras

Vinte e cinco internos da Penitenciária Regional de São Mateus (PRSM) estão participando do curso de qualificação profissional para pintor de obras, na unidade prisional. O curso é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
 
O curso de pintor de obras, cuja carga horária será de 220 horas, está sendo ministrado pelo professor Manoel Luiz Nunes e pela analista Cláudia dos Santos Fernandes, ambos do Senai. Ao final, os internos participantes receberão certificados.

A parceria entre o Senai e a Sejus já resultou na realização de diversos cursos na unidade. Além do curso de pintor de obras, também foram concluídos os cursos de eletricista, auxiliar administrativo e horticultor.

Para o diretor da unidade, Flávio de Oliveira Ogione, os cursos profissionalizantes despertam nos internos a vontade de mudar de vida ao alcançarem a liberdade. "Grande parte dos internos dessa unidade estudam e trabalham. Dessa forma, eles entendem que esses são os únicos meios de concretização da ressocialização e da mudança de vida", completou.

Estudar reduz a pena

Todos os internos matriculados nos cursos de qualificação profissional têm direito ao benefício da remição da pena. A Lei nº 12.433/11, sancionada em junho, alterou a Lei de Execução Penal para permitir a redução da pena dos presos que estudam. O benefício da remição autoriza a redução de um dia da pena a cada 12 horas de estudo, distribuídas em três dias.

Qualificação profissional

O Governo do Estado pauta seu programa de ressocialização no tripé trabalho, qualificação profissional e educação. Nesse sentido, são oferecidos cursos profissionalizantes como forma de possibilitar a inserção dos internos no mundo do trabalho após o cumprimento da pena. Em 2013 alcançamos a marca de 4.600 vagas em cursos de qualificação profissional e a expectativa em 2014 é ofertar 6 mil vagas, em 50 diferentes cursos, que vão desde os mais simples, como panificação e jardinagem, até curso de gestão em petróleo e gás.

 
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Sejus
Rosana Figueiredo
(27) 3636-5732
imprensa@sejus.es.gov.br
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br
Twitter: @SejusES
Texto: Júlia Pavin

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard