26/11/2015 10h00 - Atualizado em 20/10/2017 15h27

Internos de São Mateus participam de celebração religiosa

Sessenta internos, entre homens e mulheres, da Penitenciária Regional de São Mateus (PRSM) participaram, nos dias 21 e 22 de novembro, de uma celebração religiosa promovida pela Igreja Batista do Calvário.

O pastor Robson Aurélio de Oliveira, com a colaboração de voluntários, ministrou um culto que proporcionou momentos de reflexão aos participantes. Essa iniciativa faz parte da assistência socioespiritual prestada aos internos do sistema prisional do Estado.

O culto foi realizado no espaço de convívio da unidade, sendo reservado um dia para atender a ala feminina e outro para a masculina.

O diretor adjunto da penitenciária, Gilmar Rodrigues de Almeida, diz que o acompanhamento religioso feito pelos voluntários traz tranquilidade para os detentos. "Os internos que participam do trabalho religioso são mais conscientes e têm bom comportamento. A assistência oferecida por várias igrejas tem um impacto positivo para todos", fala Gilmar.

Assistência Religiosa

A assistência religiosa, com liberdade de culto, é garantida aos internos do sistema prisional pela Lei de Execução Penal. No Espírito Santo, existe o Grupo de Trabalho Interconfessional (Ginter), da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), do qual fazem parte diversos grupos religiosos.

O Ginter existe desde 2008 e é vinculado à Subsecretaria para Assuntos do Sistema Penal. O grupo não só qualifica voluntários como também atua na ampliação da assistência espiritual oferecida nos presídios e trabalha pela boa relação entre os voluntários e servidores das unidades.

rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br / imprensa@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664