Internos de São Mateus participam de oficinas terapêuticas
Cinquenta internos do Centro de Detenção Provisória de São Mateus (CDPSM) estão participando de oficinas terapêuticas desenvolvidas em parceria com o curso de Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), campus São Mateus.
As oficinas fazem parte do projeto de extensão Digna Mente, coordenado pela professora Heletícia Scabelo Galavote e pelo estudante Emanuel Lucas da Silva Rufino, com apoio do setor de Psicologia da unidade prisional.
Segundo a psicóloga Francielly Jacentink da Silva, que atua no CDPSM, as atividades do projeto englobam atividades terapêuticas como música, pintura, leitura, oficinas de saúde e outras práticas.
“As atividades proporcionam momentos de reflexão, ajudam no planejamento do futuro e disseminam informações ligadas à saúde, contribuindo para o processo de ressocialização. Desde a implantação do projeto é possível observar a melhora no comportamento dos internos”, destacou a psicóloga.
Realizado desde 2017 na unidade prisional, o projeto Digna Mente conquistou, nesta semana, o 1º lugar no prêmio Florence Nightingale, durante a 12ª Semana de Enfermagem da Ufes de São Mateus.
A iniciativa faz parte da parceria firmada entre a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), por meio do projeto “Universidade no Cárcere”.
O “Universidade no Cárcere” é um dos eixos do Programa Cidadania nos Presídios. O Espírito Santo foi o primeiro estado do país a implantar o projeto, que prevê a participação de detentos, bem como de egressos e seus familiares, em projetos de extensão e pesquisa realizados pelas instituições de ensino, além da realização de estágios e de residência multiprofissional.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br / imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732