23/03/2016 17h33

Internos de São Mateus se formam em cursos de qualificação

Quarenta detentos da Penitenciária Regional de São Mateus (PRSM) concluíram os cursos de Operador de Computador e Instalador Hidráulico Residencial na última semana. As capacitações foram oferecidas pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) em parceria com o Senai. Para comemorar a conquista, foram realizadas cerimônias de formatura na própria unidade.

Na ocasião, as turmas, formadas por 20 alunos cada uma, receberam os certificados de conclusão das capacitações, que contaram com aulas práticas e teóricas. Foram realizados dois eventos, um pela manhã e outro à tarde, com lanche e apresentação de internos cantando e tocando músicas gospel. As formaturas contaram com a presença de servidores da unidade, familiares dos formandos e funcionários do Senai.

De acordo com o diretor adjunto da penitenciária, Gilmar Rodrigues de Almeida, “a parceria entre a Sejus e o Senai tem capacitado vários internos da unidade, preparando-os para o retorno à sociedade, formando cidadãos dignos e qualificando-os para o mercado de trabalho”. 

Qualificação

A oferta de cursos profissionalizantes faz parte do programa de ressocialização desenvolvido pela Sejus, que é pautado no tripé trabalho, qualificação profissional e educação. Em 2015, foram ofertadas 6,8 mil vagas em cursos aos internos do sistema prisional.

O objetivo é ampliar o nível de escolaridade dos detentos, qualificá-los profissionalmente e inseri-los no mercado ainda durante o cumprimento da pena, além de encaminhá-los a uma vaga de trabalho assim que deixarem o sistema prisional.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195/ 98849-9664

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard