07/05/2014 11h44 - Atualizado em 02/03/2016 14h42

Internos de unidade de Vila Velha aprendem xadrez

Mais uma unidade prisional do Estado está desenvolvendo o projeto "Xadrez que Liberta". Há um mês, dez internos da Penitenciária Estadual de Vila Velha V (PEVV V) estão aprendendo a prática do jogo.
 
As instruções estão sendo repassadas aos internos pelo diretor da unidade, Tiago Deppmann Albuquerque, e pelo agente penitenciário Celso Gomes Santana. Um interno que já domina as técnicas do jogo também está auxiliando os servidores durante as aulas.
 
O "Xadrez Que Liberta" vem sendo aplicado desde 2008 em várias unidades prisionais e tem apresentando grandes resultados no rendimento e na ressocialização dos detentos, uma vez que o programa visa desenvolver habilidades dos internos de forma a torná-los ainda mais produtivos durante o cumprimento da pena e ao conquistarem a liberdade.
 
Inicialmente, o "Xadrez Que Liberta" foi implantado no Presídio de Segurança Máxima II (PSMA II), em Viana, com um grupo de internos que tinham intervenções de aprendizagem. A iniciativa partiu de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e a Confederação Brasileira de Xadrez (CBX).
 
Para o diretor da unidade, Tiago Deppmann Albuquerque, o xadrez traz benefícios de extrema importância aos internos que o praticam. "Com o xadrez, percebemos que muitas decisões e atitudes serão bem pensadas antes de executadas. É uma oportunidade única para os reeducandos", acrescentou.
 
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Sejus
Rosana Figueiredo
(27) 3636-5732
imprensa@sejus.es.gov.br
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br
Twitter: @SejusES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard