03/07/2014 10h00 - Atualizado em 16/03/2016 16h41

Internos de unidade de Vila Velha participam de formaturas

Os internos da Penitenciária Estadual de Vila Velha II (PEVV II), do Complexo de Xuri, concluíram as atividades do curso de qualificação profissional de 'Assistente de Operação de Logística Portuária' e os ensinos fundamental e médio. As cerimônias de formatura foram realizadas na unidade e contaram com a presença de servidores e familiares dos reeducandos.
  
Na segunda-feira (30), 23 internos que concluíram o curso de qualificação profissional de 'Assistente de Operação de Logística Portuária' receberam os certificados de conclusão do curso em uma animada cerimônia.
 
O curso foi ofertado pelo Serviço Social do Transporte (Sest) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) e teve a carga horária de 160 horas. O curso visou capacitar os internos para o desenvolvimento de atividades em portos, como movimentação de cargas, carregamento e descarregamento das embarcações, dimensionamento de terminais e equipamentos portuários, dentre outras ações.
 
Já nessa terça-feira (01º), 43 internos, do 8º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio, na modalidade de Educação para Jovens e Adultos (EJA) receberam diplomas em uma cerimônia de formatura. Todos estavam regularmente matriculados na Escola Estadual Luiz Manoel Vellozo, na Glória, em Vila Velha.
 
"A qualificação dos alunos colabora para a reinserção social dos internos, proporcionando aos mesmos um bom desempenho profissional diante dos desafios do mercado de trabalho", avaliou o diretor da unidade Bruno Nienke Machado.

 
Educação é referência
 

Atualmente, o Espírito Santo possui 3,6 mil presos estudando dentro de 27 unidades prisionais, desde a alfabetização até o ensino médio na modalidade de Educação para Jovens e Adultos (EJA). Enquanto a média nacional de presos na escola é de 10%, o índice capixaba é de 25% da população carcerária em sala de aula. Se forem considerados apenas os presos condenados, esse índice passa para 34%.
 
Entre a população carcerária feminina esse índice é ainda maior. Hoje, o Espírito Santo é o Estado com mais mulheres presas envolvidas em atividades educacionais no País. Cerca de 60% delas estão inseridas no processo educacional.

 
Estudar reduz a pena
 

A Lei nº 12.433/11, sancionada em junho, alterou a Lei de Execução Penal para permitir a redução da pena dos presos que estudam. O benefício da remição autoriza a redução de um dia da pena a cada 12 horas de estudo, distribuídas em três dias.

  
Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação – Sejus
Rosana Figueiredo
(27) 3636-5732
imprensa@sejus.es.gov.br
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br
Twitter: @SejusES
Texto: Aline Pagotto

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard