31/03/2016 09h39

Internos de unidades prisionais participam de ações de saúde

Durante todo o mês de março, detentos do Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL), da Penitenciária Regional de Cachoeiro de Itapemirim (PRCI) e do Centro de Detenção Provisória da Serra (CDPS) participaram de ações de saúde, recebendo atendimento médico e assistindo a palestras.

Em Linhares, o foco dos trabalhos com a população prisional foi a prevenção da tuberculose. Os internos receberam informações sobre a doença e foi realizada uma busca ativa para identificação precoce de possíveis casos. Além do atendimento clínico, estão sendo ofertados exames necessários para o diagnóstico da doença.

A ação de saúde também foi voltada para os inspetores que atuam na unidade. Eles receberam orientações sobre a importância de hábitos saudáveis e de higiene, para a prevenção de doenças causadas por verminoses. “Essas ações contribuem para a valorização e para a melhoria da qualidade de vida dos inspetores penitenciários e dos internos”, afirmou o diretor da unidade de Linhares, Vinícius de Mendonça Narciso.

Em Cachoeiro e Serra, servidores da Gerência de Saúde do Sistema Penal realizaram um trabalho de triagem junto aos internos da Penitenciária Regional de Cachoeiro de Itapemirim e do Centro de Detenção Provisória da Serra.

No Sul do Estado, 194 detentos foram contemplados pelos atendimentos e na Serra, 99 internos. O trabalho realizado nas duas unidades teve como objetivo identificar como está a saúde dos presos, além de contribuir para o controle e redução dos agravos mais frequentes.

Aferição de pressão, verificação de peso e altura e registro de queixas de saúde foram alguns dos serviços oferecidos aos internos. Os detentos receberam, ainda, orientações da equipe de Enfermagem. Nos casos de necessidade de assistência de média e alta complexidade, serão feitos os encaminhamentos para as referências do município e do Estado.

rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195/ 98849-9664