20/09/2016 18h43 - Atualizado em 20/09/2016 18h45

Internos de Viana concluem curso de capacitação

Onze internos que cumprem pena na Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (Paes), em Viana, participaram de um curso de capacitação de Rédea Pecuária, na unidade prisional, na última semana. O conhecimento adquirido será utilizado pelo grupo para aprimorar as atividades do projeto de Equoterapia, desenvolvido na Penitenciária.

Além dos internos, participaram do curso de capacitação o inspetor penitenciário e a psicóloga da unidade prisional, Wellington Gama Alves e Celeste Conceição Esteves Gomes, a fisioterapeuta da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Cariacica, Deisiara Andresa Pesca Silva, e o representante da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Maycom Batista de Oliveira.

O curso é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

As aulas começaram no dia 12 e encerraram na última sexta-feira (16). O grupo teve aulas teóricas e práticas com o professor do Senar, Cláudio Passamani, com uma carga horária de 40 horas. Eles tiveram aulas de doma de cavalo, manutenção das instalações e cavalgagem.

Segundo a diretora da Penitenciária, Leizielle Marçal Dionízio, “a capacitação visa aprimorar os cuidados e os tratamentos com os cavalos da Equoterapia, e com isso aperfeiçoar as técnicas e a qualidade no serviço prestado para as crianças que participam do projeto na unidade”.

Equoterapia

O projeto Equoterapia é desenvolvido na Paes desde dezembro de 2014 e consiste em um método terapêutico que utiliza cavalos na reabilitação de crianças com deficiência atendidas pelas unidades da Apae de Viana e de Cariacica.

Os internos da unidade prisional auxiliam os fisioterapeutas nas sessões e trabalham de forma voluntária. Eles são beneficiados com a remição da pena, ou seja, a cada três dias trabalhados, um dia de pena é reduzido.

Os animais usados durante as sessões terapêuticas são recolhidos em rodovias pela Polícia Rodoviária Federal e pela Prefeitura de Viana e doados à unidade. Eles são tratados, alimentados e conduzidos pelos detentos, sob a orientação dos inspetores penitenciários e da equipe técnica da unidade.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça

Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664
Texto: Maria Luiza Sancio

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard