25/07/2017 14h54

Internos de Viana iniciam curso sobre empreendedorismo

Vinte e cinco detentos que cumprem pena em regime semiaberto na Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (Paes), em Viana, iniciaram, nesta segunda-feira (24), o curso “Aprender a Empreender”. A qualificação é ofertada pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A capacitação tem carga horária de 24 horas e tem como foco o desenvolvimento de atitudes que formam o perfil de um empreendedor. Na próxima semana, a partir do dia 1º de agosto, o curso também será oferecido a internos da Penitenciária Semiaberta de Vila Velha (PSVV). A previsão é que mais turmas sejam abertas nas duas unidades, atendendo a um total de 150 internos.

Ainda em parceria com o Sebrae, serão oferecidas 300 vagas em palestras e cursos para internas da Grande Vitória. Os temas das capacitações são “Empreendedorismo Feminino”, “Mulher Empreendedora” e “Aprender a Empreender”.

A gerente de Educação e Trabalho da Sejus, Regiane Kieper do Nascimento, destaca a importância parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para a oferta de cursos de qualificação para os detentos e detentas do sistema prisional capixaba.

“Ao todo, o Sebrae ofertará, até o final deste ano, 450 vagas em cursos de qualificação profissional e palestras. Parcerias como essa são essenciais para que a Sejus possa oferecer mais oportunidades aos internos de se qualificarem. Para nós, é importante retomar a parceria com o Sebrae, uma instituição que é referência em gestão de negócios e que irá contribuir para ampliarmos o leque de cursos realizados nas unidades prisionais”.  

Regiane também destaca a importância deste tipo de iniciativa para o processo de reintegração dos internos à sociedade.

“Ao participarem de cursos de capacitação, os detentos aprendem novas habilidades e competências e aumentam as chances de empregabilidade, uma vez que é fundamental estar atualizado e preparado para atender às necessidades do mercado de trabalho, cada vez mais competitivo”.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195/ 98849-9664

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard