02/06/2014 09h25 - Atualizado em 03/03/2016 11h02

Internos de Viana participam de aulas de yoga

Quarenta internos do Complexo de Viana estão participando de aulas de yoga na unidade. O Projeto "Mente Saudável", que visa desenvolver o bem-estar e promover a saúde dos internos por meio dessa atividade está sendo desenvolvido nas Penitenciárias de Segurança Máxima I e II (PSMA I) e (PSMA II).
 
As aulas acontecem uma vez por semana e são ministradas pelos instrutores Marcela Vianna Mattos, Bruna Selga, Nicolas Murta Coutinho e José Garajau da Silva Neto, do grupo Dharma Incorporation - Brasil. O grupo atua voluntariamente.
 
Durante as aulas, são trabalhadas práticas como correção da postura, técnicas de respiração e relaxamento, tonificação de musculatura, além de técnicas para a melhora de sintomas causados por questões emocionais e psicológicas, como estresse e ansiedade.
 
O projeto também é uma ferramenta que potencializa a prática da ressocialização, pois possibilita a reestruturação da relação dos internos com familiares, servidores e entre eles mesmos, uma vez que a ação estimula a tranquilidade, o equilíbrio e a melhora da saúde.
 
O Projeto "Mente Saudável" começou nas Penitenciárias Estaduais de Vila Velha IV e V (PEVV IV) e (PEVV V), no Complexo do Xuri, em março. Na ocasião, 50 reeducandos participaram de uma aula, com duas horas de duração, ministradas pelas professoras Marcela Vianna Mattos e Bruna Selga.
 
"Com o projeto, buscamos aliar os benefícios físicos e a autorreflexão sobre o estado atual dos reeducandos participantes, trabalhando a perspectiva de mudança", explicou a coordenadora de Projetos Especiais da Sejus, Leizielle Marçal Dionísio.
 
O instrutor de yoga, José Garajau da Silva Neto, acredita que com o projeto, os reeducandos terão muitos benefícios. "É muito gratificante poder transmitir uma tradição milenar, que dá aos indivíduos poder de liberdade, em qualquer condição. Com as aulas, fica o desejo de que eles tirem o melhor proveito possível", finalizou.

 
Informações à Imprensa:
 
Assessoria de Comunicação – Sejus
Rosana Figueiredo
(27) 3636-5732
imprensa@sejus.es.gov.br
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br
Twitter: @SejusES
Texto: Aline Pagotto

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard