28/07/2017 11h59

Internos de Vila Velha comemoram formatura

Trinta e oito internos que cumprem pena na Penitenciária Estadual de Vila Velha II (PEVV II), localizada no Complexo do Xuri, comemoraram, nesta quinta-feira (27), a conclusão dos Ensinos Fundamental e Médio em uma cerimônia de formatura.

O evento contou com a presença dos secretários de Estado da Justiça, Walace Tarcísio Pontes, e da Educação, Haroldo Corrêa Rocha. Também participaram da cerimônia a subsecretária de Educação Básica e Profissional da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Maria José Angeli de Paula, a gerente de Educação e Trabalho da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Regiane Kieper do Nascimento, a diretora da Escola Cora Coralina, Gisele Federici Filvoch Orlandi, a representante da Superintendência Regional de Educação de Vila Velha, Elizete Maria da Silva, além de servidores da unidade e familiares dos internos.

Vinte e dois detentos da Penitenciária concluíram o Ensino Fundamental e 16 o Ensino Médio. Ao todo, mais de 600 internos que estudam nas unidades prisionais do Estado estão comemorando, neste mês de julho, a conclusão de mais um semestre letivo. Até o início de agosto, serão realizadas formaturas na Grande Vitória e no interior.

Um dos internos que se formou nesta quinta-feira (27) é Edrien Roger Paulino, 28 anos, que concluiu o Ensino Médio e já sonha com um curso superior.

“Quero cursar Direito para ajudar outras pessoas que também erraram e acabaram presas. Sempre fui muito descrente de que poderia chegar a algum lugar, achava que faculdade era só para quem tinha mais condições financeiras. Mas obtive pontuações boas no Enem e isso me animou. Os estudos me ajudaram a enxergar coisas que eu não via quando estava lá fora e hoje sei que estudar abre portas e oportunidades”.

A esposa de Eldrin, Dionete Alves, 28 anos, contou que vê-lo se formar é uma alegria muito grande. “A família quer isso, vê-los mudarem de vida. Com os estudos, ele voltou a ter expectativas e hoje sonha com a faculdade”.

O interno Rodrigo Lamborghini de Souza, 32 anos, também faz planos agora que concluiu o Ensino Médio.

“Não tinha noção da transformação que estudar me proporcionaria. Fui realmente impactado pela educação. Ela é essencial para crescermos. Os professores me ajudaram muito, tanto que hoje penso em fazer um curso superior e me tornar professor ou pedagogo. Seria maravilhoso”.

Cerimônia

A formatura contou com homenagens aos professores e aos alunos, além de apresentações musicais dos docentes e dos internos, com o acompanhamento da banda Manancial Puro, formada por detentos da Penitenciária Estadual de Vila Velha I (PEVV I).

O secretário da Justiça, Walace Tarcísio Pontes, destacou a importância da escolha dos internos de se dedicarem aos estudos.

“A educação amplia as opções de emprego e ajuda a formar cidadãos. Fico feliz de participar desse momento importante, pois esse é um exemplo de que estamos conseguindo transformar a vida dos internos, tornando-os melhores e mais capacitados do que quando entraram no sistema prisional. Esse é o objetivo da Sejus, que vai muito além de apenas abrigar os detentos”.

O secretário da Educação, Haroldo Corrêa Rocha, que participou pela primeira vez de uma cerimônia de formatura no sistema prisional, destacou o valor da educação na vida das pessoas e os avanços na educação dentro do sistema prisional.

“O Espírito Santo é um dos estados com maior índice de internos estudando, o que é motivo de orgulho para nós. Começamos com um número pequeno e hoje temos 3,5 mil detentos estudando. O conhecimento é a maior riqueza que um ser humano pode ter e é algo que ninguém pode nos tirar. Pelo contrário, quando dividido, ele só aumenta, porque aprendemos com os outros. O conhecimento nos faz mais humanos, nos permite entender melhor o mundo, nos ilumina, nos ajuda a corrigir erros e a nos conhecermos melhor”.

O diretor da PEVV II, Rocio Andrade Pereira Junior, também falou aos formandos durante a cerimônia e ressaltou que a conclusão dos estudos é apenas o início de algo maior na vida deles.

“Quando saírem, vocês devem continuar a estudar e a buscar realizar outros sonhos, não devem parar por aqui. Como disse Cora Coralina, ‘a verdadeira coragem é ir atrás do seu sonho mesmo quando todos dizem que ele é impossível’”.

Educação

Atualmente, 3.498 detentos estudam em todo o Estado. Esse número coloca o Espírito Santo entre os estados brasileiros com o maior índice de presos estudando. Possui 17,6% de sua população carcerária estudando, índice acima da média nacional, que é de aproximadamente 10%.

O acesso à educação é oferecido em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu). A Sejus possui salas de aula em 30 unidades prisionais do Estado, em turmas que vão desde a alfabetização até o Ensino Médio, na modalidade de Educação para Jovens e Adultos (EJA). Atualmente, há aproximadamente 300 professores atuando nas unidades prisionais.

Remição da pena

Conforme prevê a Lei de Execução Penal, os detentos que estudam têm direito à remição da pena. Dessa forma, a lei autoriza a redução de um dia da pena a ser cumprida a cada 12 horas de estudo, distribuídas em três dias.

rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664