02/05/2016 14h57

Internos de Vila Velha participam de torneio de Xadrez

Trinta internos do Centro de Detenção Provisória de Vila Velha (CDPVV) participaram de um torneio de xadrez na última quinta-feira (28). A competição faz parte do projeto Xadrez Que Liberta, realizado pela Gerência de Educação e Trabalho (GET), da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).

O torneio contou com a presença da instrutora de xadrez da unidade, a inspetora penitenciária Leyla Amorim, e dos árbitros da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) Lindomar Tonini e Josué Monteiro. Os três primeiros lugares da competição ganharam medalhas.

A coordenadora de Gestão de Projetos Especiais da Sejus, Leizielle Marçal Dionizio, acredita que “a ideia principal do desenvolvimento do projeto é fazer com que os internos tracem um paralelo entre as regras do jogo com a vida, reeducando seu comportamento positivamente”.

O interno W. C. F., vencedor da competição, faz uma relação do jogo com a vida. “Se jogarmos uma peça de maneira errada, vamos sofrer as consequências, podendo até perder o jogo. Na vida é da mesma maneira, se fizermos uma escolha errada, vamos sofrer as consequências negativas”, comparou.

Xadrez Que Liberta

A iniciativa é realizada desde 2008 em várias unidades prisionais do Estado, em parceria entre a Sejus e a Confederação Brasileira de Xadrez (CBX). Desde então, tem apresentado grandes resultados na ressocialização dos detentos, uma vez que o programa visa a desenvolver habilidades dos internos de forma a torná-los ainda mais produtivos durante o cumprimento da pena e ao conquistarem a liberdade.

O Xadrez Que Liberta foi eleito o melhor projeto socioesportivo de 2012, no prêmio Spirit of Sports, concorrendo com 140 projetos de diversas modalidades esportivas e de diversos países. A premiação é concedida pela Sportaccord, órgão que reúne federações esportivas internacionais como a Federação Internacional de Futebol (Fifa) e o Comitê Olímpico Internacional (COI). O prêmio Spirit of Sports foi criado, em 2002, como forma de reconhecimento ao compromisso e ao espírito humanitário dos membros da Sportaccord que utilizam o esporte como ferramenta para a mudança social.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.brimprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664
Texto: Maria Luiza Sancio

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard