09/05/2014 09h03 - Atualizado em 02/03/2016 15h24

Internos de Vila Velha participam de cerimônia de formatura

Quarenta e cinco internos da Casa de Custódia de Vila Velha (CASCUVV) participaram, nesta quinta-feira (18), da cerimônia de formatura dos cursos profissionalizantes de Jardinagem, Eletricista e de Operador de Escavadeira Hidráulica. A cerimônia foi realizada na Igreja Ressurreição e Vida, na Glória, em Vila Velha.

Na ocasião, o pastor Raphael Mota da Silva celebrou um culto e disse palavras de apoio e conforto aos internos, levando ao grupo mais esperança em seguir um novo caminho nas novas profissões. A cerimônia também contou com apresentações musicais.

O coral da Igreja Ressurreição e Vida animou a cerimônia e foi acompanhado do interno Camilo Cassimiro e da técnica em Enfermagem da Casa de Custódia, Michele Franzini, que cantaram. Já o interno da Penitenciária Estadual de Vila Velha II (PEVV II), Valmir Micaela Silva, tocou violino.

Ao final da cerimônia, os formandos receberam os certificados e participaram de uma confraternização com os familiares.

A oportunidade de aprender uma profissão veio por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal, em parceria com a Secretaria da Justiça.

O curso de Jardinagem teve a carga horária de 160 horas e os cursos de Eletricista e Operador de Retroescavadeira Hidráulica duraram 220 horas, entre aulas práticas e teóricas.

Para o interno V.S.V, a oportunidade veio em boa hora. Ele participou de dois cursos e almeja uma nova carreira quando alcançar a liberdade. "Nunca imaginei que teria a chance de aprender nada dentro da prisão. Vejo que temos, sim, a chance de crescer se quisermos. Só tenho a agradecer aos diretores, à Sejus e a todos que me ajudaram a pensar em um novo futuro lá fora", comemorou.

Já o interno A.D.L, já pensa em ter sua própria empresa após concluir o curso de Jardinagem. "Preciso agarrar a oportunidade que me deram. Pelo que os professores disseram, meu desempenho foi muito bom e, com essa avaliação, vou me dedicar para ter meu próprio negócio e ser feliz daqui pra frente", afirmou.

Segundo a diretora da CASCUVV, Alessandra Alves Lopes, a realização da cerimônia de formatura também estimula o processo de ressocialização. "Este evento só vem mostrar que é possível envolver as famílias no processo de ressocialização dos internos. E a presença da sociedade só reforça a proposta da Sejus, que é de ofertar educação, qualificação profissional e trabalho aos internos", comentou.

A cerimônia de formatura contou com a presença da juíza titular da 8ª Vara Criminal de Vila Velha, Elza Maria de Oliveira Ximenez, do promotor de Justiça, César Ramaldes da Cunha Santos, e da defensora Pública Estadual, Roberta Ferraz. O gestor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fabrício Ferreira, e o instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), José Paulo Cirilo, também marcaram presença.

Também estiveram no evento a coordenadora do Núcleo Educacional da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Silvia Moreira Franco Garcia, a diretora da Casa de Custódia, Alessandra Alves Lopes, além de demais servidores da Sejus, familiares dos formandos, lideranças comunitárias do município e o vereador de Vila Velha Joel Rangel.

Estudar reduz a pena

Os alunos que participam desses cursos de qualificação profissional são beneficiados com a remição da pena. De acordo com a Lei nº 12.433/11, que alterou a Lei de Execução Penal para permitir a redução da pena dos presos que estudam, a cada 12 horas de estudo, distribuídas em três dias, é reduzido um dia da pena a ser cumprida.

Assessoria de Comunicação – Sejus
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br