Internos de Vila Velha participam de culto ecumênico
Quarenta internos da Penitenciária Estadual de Vila Velha I (PEVV I) participaram de uma celebração ecumênica nesta segunda-feira (17). O culto foi realizado por voluntários de instituições religiosas que prestam assistência socioespiritual aos detentos da unidade.
O culto foi conduzido pelo pastor Geovani Pereira de Jesus, da Comunidade Evangélica de Guarapari. Participaram, ainda, a coordenadora da Pastoral Carcerária, Neuza Dias Castagna, representando a Paróquia São Francisco de Assis, em Itapoã, Vila Velha, a missionária Maria Aparecida Costa, da Associação Resgatando Vidas Missões e Artes e o pastor José Cândido Ribeiro, da Assembleia de Deus Região Sudeste no Brasil.
O culto contou, também, com a participação da equipe psicossocial da unidade e da Banda Manancial, formada por sete detentos da penitenciária.
Para a assessora de Serviço Social, Sueli Pereira Rocha, “eventos como esse são de grande importância para o processo de reinserção social, pois estimulam a aceitação da diversidade e o respeito ao próximo”.
Assistência Religiosa
A assistência religiosa, com liberdade de culto, é garantida aos internos do sistema prisional pela Lei de Execução Penal. No Espírito Santo, existe o Grupo de Trabalho Interconfessional (Ginter), da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), do qual fazem parte diversos grupos religiosos.
O Ginter existe desde 2008 e é vinculado à Subsecretaria para Assuntos do Sistema Penal. O grupo não só qualifica voluntários como também atua na ampliação da assistência espiritual oferecida nos presídios e trabalha pela boa relação entre os voluntários e servidores das unidades.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732
Texto: Bruna Pereira