Internos de Vila Velha participam de cursos de aperfeiçoamento
Sessenta internos que cumprem pena na Penitenciária Estadual de Vila Velha II (PEVV II) estão participando dos cursos de aperfeiçoamento a distância sobre Empreendedorismo, Educação Ambiental e Segurança do Trabalho.
No último dia 09, os internos receberam livros didáticos dos cursos para estudarem na unidade prisional. O próximo passo é marcar uma prova com consulta, que será aplicada pelo Senai, para a conclusão do curso. Ao final, todos os internos receberão certificados.
O diretor da unidade, Manoel Leite Neto, destaca a importância da qualificação para os detentos. “Iniciativas como esta visam a facilitar a inclusão dos internos no mercado de trabalho, tornando ferramentas muito importantes no processo de reinserção social deles”, destacou.
Em 2016, 1296 internos concluíram seis cursos de aperfeiçoamento na modalidade a distância. Os cursos ofertados são Segurança do Trabalho, Legislação Trabalhista, Tecnologia da informação e Comunicação, Empreendedorismo e Educação Ambiental. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Todos os internos do sistema prisional matriculados nos cursos de qualificação profissional têm direito ao benefício da remição da pena. A Lei nº 12.433/11, sancionada em junho, alterou a Lei de Execução Penal para permitir a redução da pena dos presos que estudam. O benefício da remição autoriza a redução de um dia da pena a cada 12 horas de estudo, distribuídas em três dias.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664
Texto: Maria Luiza Sancio