20/04/2018 15h02

Internos de Vila Velha participam de projeto de reabilitação pela arte

Trinta detentos que cumprem pena na Penitenciária Estadual de Vila Velha II (PEVV II) estão participando do projeto “Reabilitarte”, que tem como objetivo melhorar a autoestima e a qualidade de vida dos internos, estimulando o desenvolvimento da criatividade, da percepção e da memória e proporcionando um ambiente terapêutico.

Desde o mês de janeiro, os detentos estão produzindo peças de tricô e crochê, como roupas, tapetes, bolsas, toalhas de mesa e redes de pesca. 

A iniciativa é voltada a detentos que possuem idade entre 40 e 45 anos, que possuam algum tipo de deficiência ou problemas de saúde. De segunda a sexta-feira, o grupo aprende tricô e crochê. Os instrutores são internos que já possuem experiência. O trabalho é coordenado pela equipe psicossocial da unidade prisional. 

De acordo com o diretor da unidade, Bruno Nienke, a oferta de trabalho por meio do artesanato auxilia no processo de ressocialização dos detentos. Além disso, reforça o caráter humanizador do projeto. “Na iniciativa, vemos uma melhora significativa nas condições psicológicas e motoras dos participantes”. 

Os internos que participam do projeto não recebem remuneração, mas todas as peças produzidas são entregues às famílias dos participantes e vendidas. Além disso, eles são beneficiados a remição de pena. A cada três dias trabalhados, um é abatido da pena a ser cumprida.

Prêmio Humaniza 

Em 2017, o Projeto Reabilitarte recebeu a terceira colocação na categoria do Projeto Humanizador do Prêmio Humaniza, e em 2016 recebeu uma menção honrosa na mesma categoria.

Criada em 2013 pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), a premiação tem como objetivo identificar, estimular e reconhecer novas práticas desenvolvidas pelos servidores que contribuem para a melhoria e a humanização do sistema prisional capixaba. 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.brimprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732
Texto: Antonio Nogueira

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard