Internos do Complexo do Xuri participam de ações de saúde
Na Penitenciária Estadual de Vila Velha II (PEVV II), os detentos são atendidos pela equipe de saúde da unidade, que conta com médico, enfermeiro, assistente social e psicólogo.
Além do atendimento médico, os internos esclarecem dúvidas e são conscientizados sobre a importância da prevenção das doenças.
O atendimento permite a identificação de diagnósticos precoces de doenças, como tuberculose, hanseníase e dermatoses. Os internos que são diagnosticados com algum tipo de doença são encaminhados ao atendimento especializado.
"A ação nos possibilita detectar qualquer tipo de enfermidade e realizar um controle sobre possíveis doenças na unidade", comentou o diretor adjunto da unidade, Bruno Nienke Machado.
Já na Penitenciária Estadual de Vila Velha I (PEVV I), os detentos participaram de ações de prevenção nos dias 12 e 13 deste mês. Durante a ação, todos os detentos responderam a questionários e passaram por avaliações. Os internos que manifestaram algum sintoma das doenças foram encaminhados ao atendimento especializado.
Além disso, os detentos participaram de uma palestra com a equipe de saúde da unidade sobre a tuberculose, suas formas de contágio, diagnóstico e tratamento precoce.
Para a enfermeira da unidade, Priscila de Oliveira Siqueira Ferreira, "a ação de prevenção é muito importante no cotidiano dos internos para orientá-los quanto ao surgimento de doenças e para diminuir ou erradicar os casos que surgirem", explicou.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br / imprensa@sejus.es.gov.br
Aline Pagotto
aline.pagotto@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664