Internos do sistema prisional capixaba comemoram o Natal
Na última quarta-feira (17), 45 internos que cumprem pena no Centro de Detenção Provisória de São Domingos do Norte (CDPSDN) participaram de uma missa e assistiram a uma peça de teatro sobre o sentido do Natal, apresentada por membros da Pastoral Carcerária do município.
Na ocasião, os internos ouviram mensagens de fé e esperança, cantaram louvores e tiveram um momento de agradecimento e reflexão. O momento de comemoração contou com a participação da equipe técnica e a direção da unidade prisional.
Segundo o diretor da unidade, Alexandre Florêncio dos Santos, a ação tem muitos pontos positivos. "A iniciativa possibilita um importante envolvimento dos internos com a sociedade, permitindo transformar paradigmas e transmitindo uma imagem positiva sobre o sistema penitenciário", acrescentou.
Na Penitenciária de Segurança Máxima II (PSMA II), todos os internos participaram um culto de ação de graças e uma confraternização em comemoração ao Natal, na quarta-feira (17). A comemoração contou com a presença dos familiares dos reeducandos e servidores da unidade prisional.
Durante a comemoração, os internos cantaram e ouviram palavras de fé. Além disso, um grupo de 12 internos que compõem o coral da unidade se apresentou junto com o voluntário da Comunidade Católica Nossa Senhora de Fátima de Ilha das Flores, em Vila Velha, que também ensinou técnicas de respiração e de canto aos reeducandos.
"Acredito que este tipo de evento promove a reflexão dos internos, fomentando a responsabilidade que cada um deve possuir pelas consequências de suas escolhas", salientou o diretor da unidade, Bruno Pompermayer Gusman.
Na Penitenciária Feminina de Cariacica (PFC), todas as internas participaram de um culto ecumênico realizado na terça-feira (16). Na oportunidade, as internas cantaram louvores e ouviram mensagens de paz e fé. Além disso, uma das internas cantou uma música de sua autoria e transmitiu uma mensagem de Natal a todos os presentes.
O culto ecumênico foi conduzido por membros dos grupos religiosos Semeando a Liberdade, Pastoral Carcerária de Cariacica, Grupo Brilho Celeste, Igreja Universal do Reino de Deus, Vivendo em Família da Igreja Assembleia de Deus e Grupo Espírita.
E na Penitenciária Estadual de Vila Velha I (PEVV I), na segunda-feira (15), todos os internos da unidade prisional participaram de uma missa em comemoração ao Natal realizada por membros da Paróquia São Francisco de Assis, localizada em Vila Velha.
Durante a missa, os internos tiveram um momento de reflexão, ouviram palavras de fé e cantaram louvores. Após a cerimônia religiosa, os internos confraternizaram entre si. O evento contou com a presença da coordenadora do Programa de Humanização na Gestão Penitenciária da Sejus, Ana Maria Caracoche, e foi organizado pela equipe técnica e de segurança da unidade.
"O apoio dado à unidade pela Paroquia São Francisco de Assis colabora para o processo de reinserção social dos internos, pois desperta a espiritualidade, trazendo assim, o amor e a compaixão, tranquilizando os seus corações", comentou diretor adjunto da penitenciária, Silvano Alvarenga da Silva.
Além disso, cinco internos que trabalham na biblioteca confeccionaram uma árvore de Natal para decorar a unidade prisional. Para produzi-la, os internos utilizaram materiais recicláveis como garrafas pet e tampas de desodorante, fitas de tecido e papel. O grupo também produziu enfeites como papais noéis feitos com cartolina e painéis com mensagens natalinas para ornamentar e transmitir um ambiente mais harmonioso à penitenciária.
Assessoria de Comunicação – Sejus
Rosana Figueiredo
(27) 3636-5732
imprensa@sejus.es.gov.br
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br
Twitter: @SejusES
Texto: Aline Pagotto