17/12/2015 11h48 - Atualizado em 28/12/2015 16h26

Internos do sistema prisional comemoram formatura

Internos que estudam nas unidades do sistema penitenciário capixaba estão comemorando a conclusão de mais um semestre do ano letivo: 611 concluíram os ensinos Fundamental e Médio na modalidade de Educação para Jovens e Adultos (EJA). As formaturas, que começaram no dia 09 de dezembro, acontecem até esta sexta-feira (18).

Entre os reeducandos, 399 concluíram o Ensino Fundamental e outros 212 terminaram o Ensino Médio, em 21 unidades prisionais. No primeiro semestre de 2015, 560 alunos se formaram.

Na Penitenciária Estadual de Vila Velha I (PEVV I), localizada no Complexo do Xuri, 49 internos comemoraram a conquista durante uma cerimônia realizada na unidade prisional.

Vinte e cinco internos concluíram a 8ª etapa do Ensino Fundamental, e os outros 24, a 3ª etapa do Ensino Médio. Todos eles estavam matriculados na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Cora Coralina, localizada no Complexo do Xuri.

Participaram da cerimônia de formatura, a direção, os professores, a equipe psicossocial da unidade e familiares dos internos. Eles assistiram a uma apresentação da banda Manancial, formada por cinco reeducandos da unidade, e ao final todos participaram de uma confraternização.

“A educação dentro do sistema prisional é de suma importância no processo de qualificação e reinserção social dos internos”, comentou o diretor da unidade, Waldoece Apolori.

Atualmente, o Espírito Santo possui 3.488 presos estudando em 30 unidades prisionais, desde a alfabetização até o Ensino Médio na modalidade de Educação para Jovens e Adultos (EJA).

Estudar reduz a pena

A Lei nº 12.433/11 alterou a Lei de Execução Penal para permitir a redução da pena dos presos que estudam. O benefício da remição autoriza a redução de um dia da pena a cada 12 horas de estudo, distribuídas em três dias.

rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664