27/07/2017 11h08

Internos do sistema prisional comemoram formaturas

Nesta quinta-feira (27), 39 internos que cumprem pena na Penitenciária Estadual de Vila Velha II (PEVV II), localizada no Complexo do Xuri, participam de cerimônia de formatura.

Ao todo, 23 detentos estão concluindo o ensino fundamental e 16 o ensino médio. A cerimônia contará com a presença dos secretários de Estado da Justiça, Walace Tarcísio Pontes, e da Educação, Haroldo Corrêa Rocha.

Ao todo, mais de 600 internos que estudam nas unidades prisionais do Estado estão comemorando neste mês de julho a conclusão dos ensinos fundamental e médio. Até o início de agosto, serão realizadas formaturas na Grande Vitória e no interior. Ao todo, 342 detentos estão terminando o ensino fundamental e, 272, o ensino médio.

Atualmente, 3.498 detentos estudam em todo o Estado. Esse número coloca o Espírito Santo entre os estados brasileiros com o maior índice de presos estudando. Possui 17,6% de sua população carcerária estudando, índice acima da média nacional, que é de aproximadamente 10%.

O acesso à educação é oferecido em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu). A Sejus possui salas de aula em 30 unidades prisionais do Estado, em turmas que vão desde a alfabetização até o Ensino Médio, na modalidade de Educação para Jovens e Adultos (EJA). Atualmente, há aproximadamente 300 professores atuando nas unidades prisionais.

Remição da pena

Conforme prevê a Lei de Execução Penal, os detentos que estudam têm direito à remição da pena. Dessa forma, a lei autoriza a redução de um dia da pena a ser cumprida a cada 12 horas de estudo, distribuídas em três dias.

Formaturas

Na Penitenciária Estadual de Vila Velha III (PEVV III), 41 internos se formaram na quarta-feira (19). A cerimônia contou com a presença da direção e de servidores da unidade, professores, pedagogos e familiares dos detentos.

O diretor da unidade, Carlos Ely Elton Silva, destaca a importância da educação para os formandos. “A Educação é um dos pilares da reintegração social do indivíduo privado de liberdade. A conclusão dessa etapa de estudos demonstra, na prática, a mudança de rumo que o Estado proporciona aos detentos e o anseio deles por mudanças positivas. Dessa forma, eles sairão do sistema prisional com mais qualificação do que quando entraram”.

Na Penitenciária Regional da Barra de São Francisco (PRBSF), 12 detentos concluíram o ensino médio. Durante a cerimônia de formatura, realizada no dia 6 de julho, estiveram presentes representantes da Pastoral Carcerária da Igreja Matriz de Barra de São Francisco, do Conselho Municipal de Justiça, técnicos da Superintendência de Educação (Sedu), além da equipe técnica da unidade e familiares dos internos.

Na ocasião, os detentos homenagearam os professores da unidade lendo mensagens de agradecimento à equipe.

O diretor da unidade, Maksuel Delevidove, destacou a importância dos estudos. “O estudo faz parte do processo de ressocialização e reintegração social do interno. O momento é de comemoração para eles e para nós, já que essa é a primeira formatura que acontece na unidade”.

No Centro de Detenção Provisória de Viana II (CDPV II), seis internos concluíram o ensino médio e 12 o ensino fundamental. A cerimônia, realizada no dia 7 de julho, contou com a presença da direção e da equipe psicossocial da unidade, de professores, servidores da Gerência de Educação e Trabalho (GET) da Sejus, além de familiares dos internos.

Durante a cerimônia, os internos leram mensagens de agradecimento aos professores e familiares. Houve ainda uma apresentação musical do professor e padrinho de uma das turmas, Jordão Costa, que cantou a música “Trem Bala”, da cantora Ana Vilela.

No final da cerimônia, os familiares receberam fotos dos formandos vestindo beca.

O diretor do CDPV II, Bruno Damatta Brandão Silva, ressaltou a importância da educação para os internos. “Além de melhorarem seu nível acadêmico, eles podem melhorar sua vida como um todo. Quanto mais conhecimento, maiores serão as oportunidades quando ganharem a liberdade”.

Já no Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL), 61 internos participaram da formatura, no dia 6 de julho, sendo 30 do ensino fundamental e 31 do ensino médio. Estiveram presentes na cerimônia a direção, a equipe técnica e psicossocial da unidade, professores, a diretora da escola referência Professor Mauro Abaurre, Dulce Rangel Aborguete, além de familiares dos detentos.

“Essa é uma etapa importante na vida dos internos, uma vez que a formação aumenta a possibilidade de ingresso no mercado de trabalho”, destacou o diretor da unidade, Antônio Manoel Lievore.

rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda